SES capacita profissionais com protocolos atualizados do Ministério da Saúde

Equipes de saúde que atuam em urgência e emergência passam por qualificação na Escola de Saúde de Goiás, que utiliza Simulação Realística (SR) como metodologia principal

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SES-GO/Sesg) promoveu, de 17/10 a 26/11, um curso de capacitação e atualização aos profissionais de saúde no atendimento de urgência e emergência. A ação, que utilizou a Simulação Realística (SR) como metodologia principal, visou aprimorar as condutas dos participantes de acordo com os protocolos de assistência e as recomendações técnicas do Ministério da Saúde (MS).

Com carga horária de 40 horas – 16 horas nas oficinas práticas e 24 horas por educação a distância (EaD) – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades no atendimento emergencial por meio da SR. O objetivo é proporcionar a esses profissionais a capacidade de lidar com situações de urgência e emergência com alto desempenho, utilizando o ensino simulado como ferramenta de aprendizado.

As oficinas foram realizadas na Faculdade ITH Goiânia e envolveram uma variedade de temas essenciais para o atendimento de urgência e emergência. Entre eles, destacam-se o suporte básico e avançado de vida, acesso intraósseo e manejo de vias aéreas, assistência em Acidente Vascular Encefálico (AVE), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Assistência Pré-Hospitalar no trauma (APH), crises convulsivas, atendimentos psiquiátricos, comunicação de más notícias e debriefing geral.

A modalidade semipresencial permitiu que os participantes tivessem acesso a conhecimentos teóricos fundamentais, complementados por simulações realísticas que replicaram situações reais de urgência e emergência. Essa abordagem proporcionou um ambiente de aprendizado seguro e controlado, permitindo que os profissionais praticassem e aprimorassem suas habilidades sem riscos para os pacientes.

A coordenação técnico-pedagógica do curso ficou a cargo de Leles França Morais, profissional renomado na área de urgência e emergência. Sua experiência e liderança foram fundamentais para garantir a qualidade e a eficácia do programa, assegurando que os participantes estivessem plenamente preparados para lidar com situações de urgência e emergência.

O curso contou com a participação de 78 inscritos, o que reforça o empenho da SES-GO no reforço contínuo pelo aprimoramento por parte dos profissionais de saúde do Estado. Para o próximo ano, está prevista a formação de mais dez turmas.

A iniciativa sinaliza a constante preocupação do Governo do Estado de Goiás com a capacitação de seus profissionais, contribuindo para a melhoria do atendimento de urgência e emergência a todos os cidadãos goianos.

Ernesto Fleuri (texto e foto)/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo