SES capacita gestores e técnicos dos municípios para o novo sistema de regulação dos pacientes
Sistema é o mesmo utilizado pelo Complexo Regulador de Saúde do Estado Rio Grande do Sul e tem como meta qualificar as filas de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou, neste mês, a fase de treinamento do novo sistema de Regulação Estadual, confeccionado pela Prefeitura de Porto Alegre (Procempa) e oficialmente adquirido em abril deste ano pelo governador Ronaldo Caiado, em visita à capital do Rio Grande do Sul.
Durante os treinamentos, os gestores das regulações nos municípios recebem orientações sobre o passo a passo da ferramenta, que já será usada a partir do mês de agosto na regulação estadual, onde será implantado o módulo ambulatorial de consultas (Gercon). O investimento em um novo sistema visa melhorar a integração, eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes em Goiás, otimizando o tempo de espera das filas de consultas, exames, internação e cirurgias.
De acordo com a superintendente de Regulação, Controle e Avaliação do Estado, Amanda Melo Limongi, a implantação será gradativa. “Nós estamos começando a executar o cronograma de implantação desse sistema que vai ocorrer gradativamente por especialista. Em agosto com o módulo ambulatorial de consultas, em setembro com o módulo de exames, em outubro com o módulo de internações e em dezembro com o módulo de faturamento, ou seja, gradativamente até o final do ano estaremos 100% utilizando o novo sistema”, ressalta.
O novo sistema fornecerá informações sobre a situação dos pacientes, custos de procedimentos, tempo de internação e disponibilidade de vagas nos serviços de saúde especializados. Atualmente, o agendamento de 30 mil consultas é feito de forma manual. Com o novo sistema, além de ganhar tempo, será otimizada a mão de obra da regulação. “Nós vamos utilizar esses profissionais para fazer análises e qualificação das filas, reorganizar as especialidades e reduzir a perda de vagas por dificuldades no agendamento”, frisa a superintendente da CRE.
Os coordenadores regionais da regulação no Estado, foram treinados e se tornaram multiplicadores. Esta semana por exemplo, acontece a capacitação da regional Central, com 26 gestores e técnicos de 26 municípios, que também passarão a treinar todos os colaboradores que atuam na área nos seus municípios. A coordenadora da Regulação da Regional Central, Ariadna Cristina Luiz Santos, está com a missão de capacitar nesta primeira etapa da implantação do Procempa e ressalta as melhorias do novo sistema. “Principalmente a parte dos agendamentos automáticos, vai facilitar muito para os municípios, principalmente para os pacientes que serão direcionados para a unidade em que ele pode ser atendido de fato, onde tem aquela especialidade”, afirma.
A opinião também é compartilhada pela coordenadora da vigilância e saúde do município de Jesúpolis, Jaqueline Poliana de Sequeira, que conheceu o sistema na capacitação. “Antes era mais difícil. A gente cadastrava o paciente e esperava a avaliação de qual especialidade o paciente seria encaixado, se era para pneumologia, urologia ou cardiologia. Agora, o paciente já vai estar cadastrado por especialidade, então já é mais ágil”, pontua.
Depois de aprender o cadastramento e agendamento das consultas e exames, os colaboradores vão ser treinados para inserir as internações com o novo sistema, que será implantado até o final do ano. A coordenadora do controle e avaliação do município de Santa Bárbara, Lílian Pereira, conta o que vai melhorar trabalhando com o novo sistema na regulação. “O uso é complexo também, só que na prática a gente vai estar aprendendo e formalizando da melhor maneira e principalmente ganhando tempo”, assinala.
Procempa
Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Procempa possui três plataformas dedicadas à regulação no Sistema Único de Saúde (SUS) e compõe o sistema oficial de regulação do governo do Rio Grande do Sul, a partir de convênio firmado com a prefeitura da capital gaúcha.
Serão implementadas as plataformas de Gerenciamento de Consultas (Gercon), de Gerenciamento de Internações (Gerint), para controle de leitos, e de Gerenciamento de Procedimentos de Alta Complexidade (Gerpac), para gestão de procedimentos especiais. Elas possibilitam o compartilhamento de informações com os prontuários dos serviços de saúde.
Foto: Iron Braz
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás