SES busca recursos federais para saúde em Goiás

Em Brasília, comitiva estadual com presença do secretário Sandro Rodrigues apresenta avanços no setor com a criação de novos leitos e abertura de unidades hospitalares, e pediu maior participação financeira do governo federal no financiamento da rede

Sandro Rodrigues, com Marcelo Queiroga, em Brasília, onde busca mais recursos para saúde

Com o objetivo de pleitear recursos para a rede estadual de saúde, o secretário Sandro Rodrigues se reuniu na quinta-feira (25/8), em Brasília, com o ministro da pasta, Marcelo Queiroga. Com o governador Ronaldo Caiado, a secretária Cristiane Schmidt (Economia) e o senador Luiz Carlos do Carmo, a comitiva goiana apresentou os avanços da atual gestão no setor e pediu apoio da União para o financiamento da rede.  

Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), desde 2019 houve um salto de 16 para 30 unidades de saúde no Estado. Foram entregues Policlínicas em seis municípios: Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Goiás e Formosa, com aporte de cerca de R$ 67 milhões. Juntas, as unidades já prestaram mais de meio milhão de atendimentos aos cidadãos goianos.

Já o número de leitos de UTI subiu, no mesmo período, de 244 para 920 leitos entre adulto, pediátrico, neonatal e Covid-19. Em 2018, o Estado tinha 1.635 leitos de internação (UTI + enfermaria). Hoje, são 3.333 leitos de internação, sendo 920 de UTI e 2.413 de enfermaria. Com os investimentos, o Estado de Goiás ultrapassou o mínimo constitucional de 12% de receitas destinadas à saúde.

Dessa forma, o Estado ultrapassou o que a Constituição determina de gasto com a saúde, que é 12%. Goiás está em 14,7% de aplicação, conforme comprova planilha apresentada ao ministro, para que haja  reposição, diante desse quadro.

Sandro Rodrigues disse que saiu contente da reunião. “Queremos garantir mais recursos para continuar com as nossas ações”, frisou. “Estamos com boas perspectivas em conseguir mais recursos para o Estado”, disse, por sua vez, Cristiane Schmidt.

Secretaria de Comunicação/SES-GO

Foto: André Saddi
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo