SES apresenta nota técnica no seminário do MP sobre violência nas escolas

Equipe técnica da coordenação de Cuidado à Saúde das Pessoas em Situação de Violência participa de Grupo de Enfrentamento à Violência no Ambiente Escolar. Seminário no Ministério Público de Goiás discute o Projeto Integra Escola-Saúde

O projeto do Ministério Público de Goiás (MP-GO) visa aumentar a segurança nas escolas do Estado, com ações de cuidado e promoção à saúde de estudantes e famílias

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) faz parte do projeto do Ministério Público de Goiás (MP-GO) que visa aumentar a segurança nas escolas do Estado, com ações de cuidado e promoção à saúde de estudantes e famílias. O Integra Escola-Saúde foi destaque na programação do Seminário Diálogos Interdisciplinares de Segurança e Proteção às Escolas, promovido pelo MP nesta sexta-feira (04/08), no auditório da instituição. 

Lucineia Vieira, coordenadora da Promotoria da Saúde, apresentou o projeto Integra Escola-Saúde como uma ferramenta de prevenção. O fluxo desenhado para trazer mais segurança às escolas passa por identificar sinais de sofrimento de crianças e jovens para uma atenção e cuidado, com apoio dos serviços de saúde locais. “Incluímos estruturas de apoio presentes nos municípios como os centros de referência de assistência social, os núcleos de vigilância em saúde, as unidades básicas de saúde, os Caps e demais serviços médico-hospitalares que forem necessários”, disse ela. 

Lígia da Fonseca Bernardes, psicóloga da Coordenação de Cuidado à Saúde das Pessoas em Situação de Violência da SES-GO, apresentou uma nota técnica tendo como base a nota A Psicologia na Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escolas – prevendo a construção das redes de atenção, do Conselho Federal de Psicologia.

“As redes de atenção são um trabalho que deve ser integrado, articulado entre diferentes mecanismos que se comunicam e são interdependentes, para gerar um resultado de prevenção e cuidado em saúde”, explicou ela. Para Marislei de Sousa, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, esse projeto contém elementos importantes para cuidar melhor da saúde mental dos estudantes e, também, dos educadores. 

A promotora Lucineia Vieira mencionou ainda o Programa de Saúde na Escola (PSE) da SES-GO pelo apoio na construção da nota técnica e pelos diversos programas desenvolvidos em vários municípios goianos. “A importância do cuidado em saúde é fundamental no processo de enfrentamento dos fatores de risco do ciclo de violência”, pontuou. 

Iara Lourenço (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo