Servidores da SES se reúnem para celebrar autocuidado e acolhimento humano

Evento realizado na Feira do Cerrado, na sede da pasta, envolve palestras, música e performance para destacar o tema “Já parou para falar com alguém hoje?”, do Setembro Amarelo 2023

Secretária adjunta Anamaria Arruda, na abertura do evento: "Setembro Amarelo o ano todo"

Com o tema “Já parou para falar com alguém hoje?”, focado no autocuidado e no acolhimento humano, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reuniu, nesta quarta-feira (13/09), gestores e demais servidores para abertura da campanha Setembro Amarelo na pasta. O evento, realizado em parceria entre as Superintendências de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais) e de Vigilância à Saúde (Suvisa), foi realizado na Feira do Cerrado da secretaria/Agência Brasil Central e contou com momentos culturais e ações de Práticas Integrativas Complementares para os participantes.

A secretária adjunta da SES-GO, Anamaria Arruda, falou na abertura da campanha, ao lembrar que problemas emocionais e psicológicos se intensificaram após a pandemia da Covid-19 e, por isso, é importante investir nos cuidados. "Setembro Amarelo tem que ser o ano todo. Trabalhamos com atenção integral à saúde, e isso vale para todas as doenças e principalmente, saúde mental", destacou.

A superintendente da Spais, Paula dos Santos Pereira, reforçou a necessidade e importância de profissionais para uma escuta qualificada de pessoas em situação de fragilidade. "Psicólogos, psiquiatras são preparados e indispensáveis para o acolhimento adequado na saúde pública. O suicídio é um problema de saúde mental e temos que sempre buscar a qualidade para esse atendimento", alertou.

A SES-GO orienta pessoas em situação de sofrimento a buscarem ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Pronto Atendimento (UPAs), Samu 192, entre outros. E reforça a importância de amigos e familiares conversarem com essas pessoas e sugerirem esse tipo ajuda. Outra indicação orientada pela secretaria é a escuta emergencial do Centro de Valorização da Vida (CVV), no número 188 (ligação gratuita). Em caso de risco iminente de suicídio, os números 190 ou 193 também estão prontos para atendimento. 

Antes e das palestras, os servidores Leonardo Vergara e Daya Larissa realizaram a performance Girassol, que convocou os participantes do evento a serem girassóis, e se virarem uns para os outros, compartilhando luz e calor humanos. A animação musical ficou por conta da Banca Encantos, que tocou sucessos como Anunciação, É Preciso Saber Viver, Morena Tropicana, entre outros. 

A dupla Leonardo e Dayla também se juntou ao grupo Encantos e animou os presentes com músicas de Nando Reis, Alceu Valença, Raul Seixas e até Pink Floyd. Enquanto isso, servidores puderam passar por sessões de PICs no local. No próximo dia 22, Spais e Suvisa se unem novamente para levar as PICs e palestras sobre o mesmo tema aos servidores das duas superintendências.

Yara Galvão e José Carlos Araújo (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo