Servidores da Saúde que atuaram no acidente com o Césio são homenageados na Alego

Cerimônia proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, faz parte da programação pelos 37 anos do acidente radiológico em Goiânia

Subsecretário Luciano Moura (c) e diretoras do Cara na homenagem na Assembleia Legislativa

Cerca de 60 pessoas que trabalharam ou ainda trabalham na assistência às vítimas do acidente com o Césio 137 foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na segunda-feira (31/9). A sessão solene, proposta pelo presidente da Casa, Bruno Peixoto, compôs uma das programações do aniversário de 37 anos do acidente com o elemento radioativo.

Em seu pronunciamento, Bruno Peixoto acentuou que a cerimônia representa uma oportunidade de os parlamentares agradecerem o empenho dos trabalhadores, a maioria anônimos, na atenuação do drama que ocorreu em Goiânia.

Entre as cerca de 60 pessoas homenageadas estavam a médica oncologista e pesquisadora Maria Paula Curado, que atuou na antiga Fundação Leide das Neves (Funleide); o físico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Walter Mendes Ferreira, o primeiro profissional a constatar o acidente com o Césio-137.

Também foram homenageados o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, representado pelo subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura Caralho; a diretora-geral do Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados Leide das Neves (Cara), Glauciene Umbelina de Freitas Esteves; e a psicóloga e escritora Suzana Helou, uma das organizadoras do livro Césio 137: Consequências Psicossociais do Acidente com o Césio em Goiânia.

Preservar a memória
Glauciene Esteves afirmou que o deputado Bruno Peixoto foi muito sensível em propor a homenagem às pessoas que, direta ou indiretamente, atuam para que o acidente com o Césio 137 não caia no esquecimento. “Temos de preservar a memória desse drama que ocorreu na nossa cidade para que não aconteçam outro acidentes semelhantes”, enfatizou.

Ainda receberam a homenagem os artistas que participaram, neste ano, do projeto itinerante Praça Cultural Césio 137 – 37 anos. A iniciativa contou com a exposição de obras de arte de autores de diferentes estilos e apresentação do espetáculo de dança com bailarinos da Escola do Futuro Basileu França.

O subsecretário Luciano de Moura acentuou que a homenagem simboliza o reconhecimento às pessoas que trabalharam ao longo desses 37 anos com o propósito de cuidar, tratar e acompanhar os cidadãos acometidos pelo Césio. E pontuou que o acidente com o Césio 137 fez com que as autoridades repensassem os padrões de segurança em relação à radioatividade.

No encerramento da cerimônia, o jornalista e poeta Adalberto Monteiro declamou o poema Superar as dores, sim! Esquecer jamais!, em que faz um histórico emocionante do acidente.

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo