Sérgio Vencio participa do 7º Congresso Goiano de Assistência Farmacêutica

Coordenado pelo Centro Estadual de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), encontro busca aprimorar o serviço farmacêutico público e fortalecer as políticas da área

Secretário da Saúde, Sérgio Vencio discursa na abertura do congresso de assistência farmacêutica

O secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio participou, na manhã desta quarta-feira (14/06), da abertura do 7º Congresso Goiano de Assistência Farmacêutica e Políticas Públicas de Saúde. Com o tema Saúde, Tecnologias e Perspectivas de Gestão, o evento teve como objetivo aprimorar o serviço farmacêutico público e debater a assistência à saúde e as inovações tecnológicas na área. Este ano, 720 profissionais de saúde se inscreveram para o encontro, realizado no Castros Park Hotel, em Goiânia, entre 14 e 16 de junho. 

“Esse evento tem uma importância ímpar para ampliar a discussão sobre a saúde e efetivamente melhorar os serviços públicos. Ações da assistência farmacêutica devem ser incorporadas às políticas de Estado e não apenas de governo”, salientou o secretário. Ele citou a relevância da indústria farmacêutica para a cura de doenças e ainda reforçou que o caráter pedagógico e social do farmacêutico. “Provavelmente, é o profissional que mais tem a disponibilidade de explicar ao paciente efeitos colaterais e tirar os receios e medos", comentou.

O coordenador-geral do evento, diretor da Centro Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), Roney Pereira Pinto, reforçou a importância de dialogar sobre as políticas da área e a inovação da tecnologia em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É muito importante discutir políticas públicas em saúde, avaliando experiências exitosas dos Estados. Para isso, é essencial a participação de todos os atores envolvidos, como a indústria farmacêutica, representantes de pacientes, profissionais de saúde e os gestores públicos. Somente dessa maneira poderemos construir para atender os cidadãos”, disse. 

A representante do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Clariça Rodrigues Soares, também participou da abertura e reforçou algumas ações do Estado para a melhoria da assistência farmacêutica, como ampliação da oferta à população das práticas integrativas e complementares e dos serviços de dispensação de medicamentos nas policlínicas do Estado.

Temas
Durante os três dias do congresso, são realizados simpósios sobre diversos assuntos, como o Desafio de acesso a diagnóstico e tratamento de doenças raras, Insuficiência cardíaca: desafios e oportunidades para o diagnóstico e tratamento com a atualização da diretriz, Câncer de pulmão, diferença de tratamento público e privado”, entre outros assuntos.

Thiago Lagares (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo