Seminários debate condições de saúde dos presidiários

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás promove nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, o IV Seminário Estadual de Saúde no Sistema Prisional. O evento acontece das 8h30 às 17h no auditório do Cremego, Setor Bueno, e é destinado a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que atuam em penitenciárias e centros de detenção. O curso é organizado pela Gerência de Programas Especiais (SES-GO).

Atualmente, a população de presidiários em Goiás é de aproximadamente 21 mil pessoas, distribuídas em 127 unidades prisionais. Em 89 delas a população privada de liberdade é de até 100 pessoas; em 33 está entre 101 a 500 pessoas, e em 5 a população está acima de 501 pessoas. O encontro pretende fortalecer e ampliar as discussões sobre as ações de saúde destinadas aos detentos.

A gerente de Programas Especiais da SES-GO, a assistente social Edna Covem, explica que um dos principais obstáculos para a efetivação de políticas públicas é a condição de confinamento, que dificulta o acesso às ações e serviços de saúde em sua integralidade. “Esta situação gerou a necessidade dos governos federal, estadual e municipal proporem e definirem uma política que considerasse o princípio do acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas privadas de liberdade”, afirma.

Em Goiás, como alternativa para a organização da assistência à saúde nas Unidades Prisionais, foi pactuado na Comissão Intergestores Bipartite/CIB em maio de 2017 e em abril de 2018, a aprovação de critérios para o repasse de recursos financeiros do Fundo Estadual de Saúde para os Municípios. Os valores serão encaminhados mediante adesão como incentivo para o custeio da prestação de ações e serviços de saúde às pessoas privadas de liberdade.

Até o momento, 89 municípios fizeram adesão à contrapartida estadual, totalizando 550 (quinhentos e cinquenta) profissionais atuando nas diversas unidades prisionais. As equipes são compostas, em sua maioria, pelos seguintes profissionais: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal.

As equipes de saúde desenvolvem ações e serviços de atenção primária em saúde como prevenção de tuberculose, prevenção de hipertensão, diabetes e seus agravos, prevenção em Dermatologia, Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites, Imunização, entre outros.

SERVIÇO

IV Seminário Estadual de Saúde no Sistema Prisional

Data: 4/10/2018

Horário: das 8h30 às 17h

Local: Auditório do CREMEGO, sito à Rua T-28, QD 24, LT 19/20, 245 – St. Bueno, Goiânia – GO.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo