Seminário fortalece Ouvidorias goianas

Evento foi promovido pela Rede Goiana de Ouvidorias com a participação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio da Ouvidoria do SUS

Compartilhar experiências e fomentar a participação dos cidadãos e o controle social, demonstrando a importância das Ouvidorias como instrumento de gestão para a administração pública. Este foi o objetivo do 3° Seminário Goiano de Ouvidorias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Rede Goiana de Ouvidorias, nesta quarta-feira, 25, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Goiás.

“A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o usuário dos serviços de saúde e o governo, que partindo de uma escuta adequada, busca a melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população, ao mesmo tempo que fortalece o exercício da cidadania. Por isso, é necessário aprimorá-la, possibilitando a participação do usuário, assim como permitir que o gestor conheça a opinião da população sobre as ações e serviços ofertados”, avalia a Ouvidora Setorial do SUS da SES-GO, Erenice Santos, que representou o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, no evento.

O seminário contou com as palestras a “Mediação de Conflitos na Ouvidoria: ferramentas para o desenvolvimento da cultura do diálogo e da convivência ética”; “Ouvidorias Públicas e os desafios do fortalecimento do controle externo”; “Relação com a alta gestão e posicionamento”; entre outros.

Entre os palestrantes estiveram presentes o conselheiro Antônio Gilberto de Oliveira Jales, do TCE do Rio Grande do Norte; a pedagoga Adriana Eugênia Alvim Barreiro, responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman; o auditor federal de Finanças e Controle, Fábio Valgas; o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller; e Danielle Ventura, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores do Distrito Federal.

Ouvidoria do SUS

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e o gestor para esclarecer dúvidas, receber elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias dos usuários do Sistema Único de Saúde, que permite à SES-GO melhorar a qualidade do atendimento prestado. É papel da Ouvidoria efetuar o encaminhamento, a orientação, o acompanhamento da demanda, e o retorno ao cidadão, com o objetivo de propiciar uma resposta adequada.

A Ouvidoria pode ser acionada pelo telefone 0800 643 3700 ou, pessoalmente, na Avenida República do Líbano, nº 1875, 2º andar, Edifício Vera Lúcia, no setor Oeste, em Goiânia. O acesso pode ser feito ainda pelas páginas da SES-GO na internet (https://goias.gov.br/saude/ouvidoria) e por e-mail (ouvidoria@saude.go.gov.br).

Patrícia Almeida (texto) e Sebastião Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo