Seminário debate avanço na desospitalização das crianças

Profissionais de vários municípios do Estado discutiram a importância da assistência domiciliar, pautada pela humanização. Programa é desenvolvido em 70 municípios goianos

Profissionais de vários municípios goianos participaram do seminário sobre desospitalização

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) atua com o propósito de estimular e promover a desospitalização de pacientes, entre os quais crianças, internados em unidades públicas, que apresentam condições clínicas de serem assistidos em casa. Com este objetivo, foi realizado nesta sexta-feira (07/06), no auditório do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o 1º Seminário Estadual do Serviço de Atenção Domiciliar: Os Desafios da Desospitalização Pediátrica em Goiás. O evento contou com a participação de profissionais de saúde de vários municípios que integram as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e do Programa Melhor em Casa.

A superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira, representou o titular da SES-GO, Rasível Santos, no seminário. Ela apontou a necessidade do fortalecimento e avanço da desospitalização no próprio território, para a promoção do atendimento cada vez mais humanizado ao paciente. “Precisamos quebrar paradigmas, estigmas e inseguranças por parte dos profissionais e das famílias”, pontuou.

A consultora técnica da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Denise Araújo, destacou que a União incentiva o avanço do programa nos Estados. Em todo o País, conforme disse, existem 2.171 equipes em 976 municípios, beneficiando 95 milhões de pessoas. Em Goiás, 61% da população está coberta com a atenção domiciliar.

Os dados da SES-GO demonstram que 70 municípios do Estado promovem a assistência humanizada, no conforto do lar, por meio de 139 equipes do SAD e do Programa Melhor em Casa. Além de coordenar e monitorar a execução do serviço nos municípios, a SES-GO, por meio Spais, qualifica os profissionais e mantém, com recursos próprios, 12 equipes nos Hospitais Estaduais de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana), de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) e no Crer.

Muitos municípios do Estado alcançam resultados positivos no desenvolvimento do SAD. Em Rio Verde, na Região Sudoeste 1, o serviço proporciona o bem-estar e melhora o cotidiano de 320 pacientes, O fisioterapeuta Marcelo Silva Guimarães e a enfermeira Lilian Lázara Faria Carvalho de Pinho, que integram uma das seis equipes do SAD no município, informaram que o programa disponibiliza aos pacientes os equipamentos de respiração ventilatória que garantem o conforto no lar. Do total de pacientes, 20 são crianças que apresentam paralisia cerebral, sequelas decorrentes de Covid, bronquiolite e problemas neurológicos decorrentes de paradas cardíacas, entre outros agravos.

Comunicação Setorial da SES-GO
Foto: Juliana Saran

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo