Seminário apresenta resultados de 49 trabalhos científicos

Evento de avaliação final do Programa de Pesquisa para o SUS é realizado pela SES-GO em parceria com a Fapeg, CNPq e Ministério da Saúde

Participantes do Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisa para o SUS

Infecção por Zika Vírus, infecções sexualmente transmissíveis, desenvolvimento de repelentes mais seguros, mortalidade por homicídios e acidentes de transporte terrestre em Goiás. Estes foram alguns dos 49 temas apresentados durante o Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), encerrado na tarde da terça-feira, 1º de junho. 

O evento ocorreu em plataforma virtual e foi realizado Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Saúde.

As pesquisas apresentadas foram coordenadas por doutores com produção científica ou tecnológica relevantes em sua área de atuação. A avaliação final segue os critérios estabelecidos pela Chamada Pública nº 04/2017 do Programas Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde. 

Os 49 trabalhos seguiram quatro linhas temáticas propostas pelo edital 04/2017, dos quais 26 em vigilância em saúde, 20 em atenção à saúde e 3 em gestão em saúde. Ao longo de dois dias de evento, os coordenadores apresentaram os resultados alcançados e descreveram seu potencial de utilização e/ ou incorporação no sistema e serviços de saúde, bem como sua capacidade de dar resposta aos problemas relacionados à organização dos serviços e à atenção prestada à população do Estado.

Iniciativa de fomento à pesquisa em saúde nas unidades federativas, O PPSUS que promove o desenvolvimento científico e tecnológico com o objetivo de atender às peculiaridades e especificidades de cada Estado brasileiro e contribuir para a redução das desigualdades regionais. 

“Fomentar pesquisas em saúde é mais uma forma de buscar soluções que atendam às reais necessidades de respostas aos serviços de gestão, de vigilância e da assistência em saúde no SUS”, define a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Leonel Cassimiro. 

Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo