Segurança no ambiente de trabalho é pauta no HEMNSL

Evento alusivo ao Abril Verde é realizado pelo Sesmt da unidade do Governo de Goiás contou também com a presença de profissionais do Cerest de Goiânia

Profissionais do HEMNSL debatem segurança e estresse na rotina de trabalho, pelo Abril Verde

Para celebrar a campanha do Abril Verde, iniciativa que chama a atenção da sociedade sobre a prevenção de acidentes e doenças no trabalho, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu, entre os dias 26 e 28 de abril, palestras sobre segurança e estresse na rotina de trabalho.

As exposições, realizadas nos turnos diurnos e noturnos pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), também contaram com a presença de profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Goiânia.

Os técnicos em segurança do trabalho do HEMNSL, Augusto Strelow e Caio Rodrigues, trouxeram dados relacionados a acidentes de trabalho em níveis nacional e estadual para os participantes. “Somente em 2022, 613 mil trabalhadores foram vítimas de algum tipo de acidente de trabalho e, destes, resultaram em 2.538 óbitos", enumerou.

"O Estado de Goiás ocupou o oitavo lugar na colocação nacional, com 16.879 registros de acidentes. Precisamos sempre estar atentos para poder minimizar os riscos de incidentes”, frisou Augusto. Os profissionais ainda disseram que o HEMNSL está com índice zero de acidentes de trabalho na unidade há quatro meses.

As normas regulamentadoras sobre segurança do trabalho, tipos de acidentes e riscos no ambiente, equipamentos de proteção individual e coletiva, a importância das notificações e doenças do trabalho foram abordados durante a programação.

“O nosso principal objetivo é ajudar e mostrar às pessoas o que elas têm direito no momento que sofrem algum tipo de acidente de trabalho, já que o mesmo não é de causa única. Vários fatores podem resultar na ocorrência, sendo humano ou local. Por isso, ressaltamos que o Sesmt é parceiro dos trabalhadores aqui dentro do HEMNSL”, ressaltou Caio Rodrigues.

Yasmine Paiva (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo