Secretário da Saúde visita Hugo para agradecer família de doador do órgãos

Sérgio Vencio destaca gesto humanitário e desapego, a exemplo de familiares de jovem de 19 anos, cujos órgãos captados vão beneficiar cinco pacientes da fila de transplantes

Profissionais do Hugo e da Gerência de Transplantes na captação de órgãos do jovem de 19 anos

O secretário de Estado da Saúde de Goiás esteve na tarde desta terça-feira (12/09), no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz, para fazer um agradecimento à família de um jovem vítima de um acidente de carro que teve seus órgãos captados para doação. Também na condição de médico e cristão, Sérgio Vencio levou uma palavra de gratidão sobre o gesto dos familiares que resolveram doar os órgãos do rapaz.

“Sabemos que é um momento de dor e profunda consternação, mas os familiares são pessoas de boa alma e compreenderam a importância de doar órgãos para garantir o benefício da continuação da vida para outros pacientes”, comentou o secretário.

O jovem de 19 anos deu entrada no Hugo no dia 9, com grave traumatismo cranioencefálico. Após todos os esforços para tentar salvar a vida do jovem, foi constatado o óbito, e a família foi abordada pela equipe psicossocial para possível doação dos órgãos. A equipe de cirurgiões da Central de Transplantes conseguiu aproveitar rins e córneas, que serão transplantados em Goiás, e o fígado, que foi para o Distrito Federal. 

Sérgio Vencio enalteceu o gesto de desprendimento dos familiares, com destaque para o período de conscientização de doação de órgãos. “Estamos vivenciando o Setembro Verde, que é dedicado ao incentivo à doação de órgãos. A Secretaria de Saúde tem programas continuados de conscientização para o desapego", lembrou o secretário.

"Eu me comovi com a história dessa família e fiz questão de vir, pessoalmente, agradecer e prestar nossa solidariedade. Estão muito emocionados, mas determinados a honrar a memória do jovem através da doação e da perpetuação da vida com esses órgãos, salvando vidas. Todos nós ficamos emocionados e empolgados quando a família resolve passar por cima da dor e ter essa atitude de auxílio ao próximo”, acrescentou.

O Hugo é o líder das unidades de saúde do Estado de Goiás na captação de órgãos para transplante.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo