Secretário Rasível Santos participa do aniversário de 35 anos do Cosems
Atual gestão da SES busca promover união entre municípios e Estado, reconhecendo experiências exitosas nos municípios e planejando ações com consenso e convergência
Na manhã desta quinta-feira (21/11), o secretário Rasível Santos participou da Assembleia do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-Go) em comemoração aos 35 anos da entidade. O evento ocorreu na Escola de Saúde Pública e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de secretários e técnicos de saúde dos municípios goianos.
“Os secretários municipais são os definidores das políticas e ordenadores de despesas, e por isso têm uma importância imensa na promoção do SUS e na regionalização da saúde”, afirmou o secretário, lembrando ainda que existe um esforço na valorização dos gestores municipais.
Rasível Santos ainda reforçou que a Secretaria de Estad da Saúde de Goiás (SES-GO) tem buscado promover a união entre municípios e Estado, reconhecendo experiências exitosas nos municípios e tentando planejar as ações com consenso e convergência. “Não temos a ideia de impor as políticas de cima para baixo. Tentamos ouvir os gestores para planejar e executar as ações, em respeito, inclusive, ao que a legislação preconiza”, argumentou.
Segundo Patrícia Palmeira, presidente do Cosems-Go, a intenção da assembleia é mostrar para o gestor que não tem como fazer representação dele sem que participe ativamente de todas as instâncias de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para representá-lo, a gente precisa conhecer quais são os seus desafios e os temas que eles querem pautar”, disse.
O tema da palestra, apresentada no evento pelo secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, foi as transições de mandatos das prefeituras. “Todos estão passando por isso. Mesmo quem vai ter uma recondução, prefeito reeleito, é preciso aderir aos ritos formais que precisam ser cumpridos para fechar esse mandato e iniciar outro”, comentou Patrícia.
As assembleias são importantes também para trazer educação permanente, promovendo a qualificação da gestão municipal do SUS. Geralmente, elas antecedem a realização do Comissão Intergestora Bipartite (CIB), evento que define pautas e pactuações importantes, definindo ações e processos para conduzirem as políticas públicas no nosso Estado.
Cosems Goiás
Com adesão de todos os 246 municípios goianos como membros efetivos, o Cosems Goiás foi constituído em novembro de 1989, de forma que pudessem participar nas instâncias de formulação, deliberação e pactuação de políticas públicas de saúde no Estado.
Suas finalidades precípuas são: congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, assessorando técnica e administrativamente os mesmos, além de realizar intercâmbio de experiências e informações. Assim, a instituição participa na formulação e execução das políticas de saúde, fortalecendo a autonomia e protagonismo dos municípios, em prol da saúde da população.
Thiago Lagares (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial