Secretário orienta população a prevenir doenças com adoção de hábitos saudáveis

Em palestra no TCE, o também endocrinologista Sérgio Vencio destaca importância da alimentação balanceada e prática de exercício físico. Acentua, ainda, que experiência religiosa contribui para liberação de substâncias capazes de atenuar enfermidades

Sérgio Vencio em palestra a servidores do TCE: "Devemos comer de tudo, em pequenas quantidades"

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, aponta a necessidade de as pessoas adotarem hábitos de vida saudáveis, fundamentais para a prevenção das doenças graves, e de desenvolverem alguma forma de religiosidade, capaz de proporcionar bem-estar e felicidade. Essas questões foram abordadas na palestra sobre o tema A Importância da Saúde Preventiva, ministrada pelo secretário, que também é médico endocrinologista, na manhã desta quarta-feira (08/11), aos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). 

Sérgio Vencio foi recepcionado e apresentado aos servidores pelo presidente do TCE-GO, Saulo Mesquita. A conferência compõe a programação do Projeto Recomeçar, desenvolvido pelo tribunal para auxiliar os profissionais que estão próximos da aposentadoria a se prepararem da melhor forma possível para essa importante fase da vida. 

O secretário acentuou que acredita muito na prevenção e que a adoção de hábitos saudáveis previne o surgimento de diversos tipos de doenças. Estudos e estatísticas apontam que as principais causas de morte em todo o mundo são as doenças cardiovasculares – infarto, acidente vascular cerebral e tromboses –, seguidas pelos diferentes tipos de câncer e por causas externas, sobretudo assassinatos e acidentes. 

Os hábitos de vida saudáveis, conforme o secretário, incluem a adoção de uma alimentação balanceada. “Devemos comer de tudo, em pequenas quantidades”, pontuou. Ele também destacou a importância de as pessoas limitarem o consumo do sal e do álcool, de manter o controle do peso e de praticarem exercícios físicos com regularidade. 

Sérgio Vencio também abordou o impacto do estresse na diminuição da qualidade de vida das pessoas. Impulsionado pela sobrecarga de trabalho e pela correria da vida diária, o estresse se manifesta por meio de alergia, enxaquecas, insônia e hipertensão, entre outros sintomas. O secretário ressaltou que toda experiência religiosa contribui para a liberação de substâncias positivas que amenizam o estresse. 

“Há uma influência direta entre espiritualização e saúde”, assinalou. E destacou que o desenvolvimento da espiritualidade por meio de qualquer tipo de religião contribui para a resposta positiva ao tratamento do câncer, previne a ocorrência das doenças coronarianas e da depressão, entre outras doenças. O bem-estar e a felicidade, conforme o secretário, têm forte relação com a espiritualidade e com a realização de ações voluntárias. 

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo