Secretário Leonardo Vilela participa de workshop sobre Judicialização da Saúde

Os casos em que serviços de Saúde são atendidos por força legal serão discutidos durante o Workshop “Judicialização da Saúde e Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, que acontece no dia 19 de outubro, a partir das 8h30, no auditório do Fórum Cível de Goiânia, setor Park Lozandes.

Além de Leonardo Vilela, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o evento contará com a participação do Conselheiro do CNJ Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior.

A judicialização da Saúde é um tema recorrente em que o secretário Leonardo tem levado em pautas nacionais com autoridades do Legislativo brasileiro.

Leonardo Vilela acentua que o tema da judicialização da saúde carece cada vez mais de diálogo entre gestores, defensores, médicos, promotores e pacientes em busca pela garantia de acesso à assistência. “A judicialização pode contribuir para o fortalecimento do SUS e da saúde complementar, ao corrigir rumos e resguardar a medicina baseada em evidências científicas”, pontua Leonardo.

Em oito anos, o Ministério da Saúde desembolsou R$ 5 bilhões para atender a determinações judiciais para a compra de medicamentos, insumos e suplementos alimentares, um incremento de 912% entre 2010 e 2017.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo