Secretário Leonardo Vilela é eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

A assembléia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) dessa quarta 21/03, teve como pauta a eleição da nova diretoria do Conselho que reúne todos os secretários de saúde dos estados brasileiros. O ex-presidente Michele Caputo Neto, secretário do Paraná foi o primeiro a referendar o nome do secretário Leonardo Vilela para a presidência, que foi eleito por aclamação.

O secretário Ricardo de Oliveira do Espirito Santo, no encaminhamento de voto, disse que o Conass, que tem forte atuação técnica, deve caminhar mais em torno de uma atuação política. “Avançar nessa esfera de articulação é essencial para o avanço do SUS”, disse Oliveira.

O secretário de  Saúde do Rio Grande do Sul João Gabardo dos Reis  destacou a larga experiência do secretário Vilela na administração pública: “ ele foi secretário de Estado em quatro áreas distintas e foi três vezes deputado federal e apesar dessa qualificação, tem um comportamento ponderado, tranquilo” .

O secretário de saúde do Distrito Federal Humberto Fonseca destacou que a maioria dos estados já visitou a Secretaria de Estado da Saude de Goias para troca de experiências. Segundo ele, o trabalho conjunto desenvolvido na Sala Interfederativa de combate ao Aedes, aproximou Goiás e DF, num modelo exitoso de atuação integrada dos secretários de saúde.

Aclamação

“Essa aclamação é simbólica de algo que o Brasil precisa muito, que  é de unidade. Cada um quer hoje fazer a defesa de si próprio, de suas ideias e de seus interesses. Apesar de ter sido sondado para uma disputa, decidi apoiar o secretário Leonardo por também representar esse desejo de unidade” disse o secretário José Iran Costa do Pernambuco.

“Temos uma necessidade sim, de aproximação com o Congresso Nacional porque os problemas de saúde são desafios comuns de todos nós: mais recursos, o controle dos acidentes de trânsito que tanto impactam a assistência, evolução tecnológica e tantos outros aspectos; o secretário Leonardo tem o perfil talhado para essa luta” disse o secretário de Rondônia Williames Pimentel.

“O secretário Leonardo já tem uma forte liderança na saúde pública brasileira, estamos reconhecendo isso, elegendo-o para presidir o Conass disse o secretário Luiz Antônio de Souza Júnior, do Rio de Janeiro.

Todos os demais secretários frisaram que o Conass é uma fortaleza na luta pela garantia da saúde pública no Brasil pois representa o posicionamento uníssono em torno dos imensos desafios a serem superados no território nacional para consolidar o SUS.

Representação

A inovação de Goiás com o modelo de gestão com as organizações sociais e com a implantação do Conecta SUS (que já tem um “filho no Tocantins), também foram citados pelos secretários como exemplos de uma gestão aberta e transparente do Governo de Goiás independente de questões partidárias.

Aclamado pelos 26 secretários de saúde, Leonardo Vilela ao agradecer a confiança dos colegas, destacou que a política cresce quando o interesse público se sobrepõe e prevalece. A saúde é uma grande demanda da população brasileira e tem a capacidade de despertar a atenção para a soma de esforços.

“É muito gratificante fazer parte desse colegiado, que um dos mais qualificados de que já participei. De fato, precisamos canalizar o potencial político do Conass junto ao Congresso e suas comissões, onde se definem as políticas que serão ou não, aliadas dos gestores da saúde, disse Vilela.

“Quando temos coerência na conduta e nas propostas, alcançamos credibilidade para avançar nas conquistas tão caras à qualidade de vida da população. Permanecemos unidos nesse objetivo ”, finalizou ele. A posse do novo presidente deverá ser no dia 24 de abril.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo