Secretário destaca papel das universidades na melhoria dos serviços públicos em Saúde em Goiás

Sandro Rodrigues integra mesa de docente na abertura da Mostra de Pesquisa Aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS), realizada nesta quarta-feira na Escola de Saúde de Goiás da SES

No auditório da Sesg, Sandro Rodrigues aborda papel da academia na melhoria na saúde pública

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou da Mostra de Pesquisa Aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quarta-feira (9/11), no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg). O evento foi organizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O secretário de Saúde, Sandro Rodrigues, que também é mestre na UFG, compôs a mesa de docentes na abertura do evento. A mostra discutiu trabalhos dos alunos do programa de pós-graduação. Mesmo tratando de assuntos diferentes, o tema era comum para todos: Gestão e Academia. De acordo com Sandro Rodrigues, a esfera executiva deve andar de mãos dadas com a academia, pois é de lá que saem os profissionais que vão atuar na rede pública de saúde. 

“É muito importante trazer, cada vez mais, ciência para o sistema de saúde, e é isso que estamos fazendo aqui hoje, neste evento. Outro ponto que reforçamos aqui é essa parceria entre a SES e a UFG. Precisamos aliar o serviço da gestão com as universidades para que o profissional saia do curso sabendo lidar com a realidade e que esteja pronto para lidar com o serviço em saúde”, explicou Sandro Rodrigues. 

Ao todo, cinco pesquisas de alunos do programa foram apresentadas na mostra. Cada discente abordou um tema específico, identificou os problemas e fez as propostas para serem implementadas ou melhoradas no SUS. A mostra realizada nesta quarta-feira antecede a 6ª Jornada Científica da SES-GO, que neste ano traz o tema Aplicabilidade de Inovações e Tecnologias no SUS. 

Mesas de debate
A programação da mostra incluiu ainda duas mesas de debate, uma delas sobre as pesquisas apresentadas, e uma apresentação das propostas para os problemas identificados. O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, fisioterapeuta formado pela UFG, participou da mostra e destacou o papel fundamental da universidade nas melhorias do SUS. “Essa aproximação proposta aqui é muito saudável. Hoje, como gestor, eu vejo como é importante caminhar ao lado da academia”, disse Pellozo. 

Participaram também do evento a professora e coordenadora do PPGSG, Edsaura Maria Pereira; o professor Elias Rassi Neto; pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Martins; vice-coordenadora do Mestrado em Atenção à Saúde da PUC-Goiás, Marina Rezende; diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira. E, ainda, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Veronica Savatin; presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES),Venerando Lemes; a superintende da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Leonel; e o coordenador da Residência Médica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/DF), Armando Raggio.

Jornada Científica
A 6ª Jornada Científica da SES-GO será realizada nesta quinta-feira (10/11). Assim como a mostra, a jornada vai ocorrer no auditório da Sesg, das 8h às 17h. O evento é aberto a profissionais de saúde, pesquisadores, docentes, estudante das instituições de ensino e pesquisa, membros de comitês de ética em pesquisa e gestores que se inscreveram no site da SES-GO até segunda-feira (7/11). 

A jornada pretende abrir espaço de diálogo sobre a aplicabilidade de inovações e tecnologias no SUS, propondo a integração entre SES-GO, Cosems, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Ministério da Saúde, instituições de ensino e pesquisa, pesquisadores, gestores e profissionais de saúde do Estado. O objetivo é impactar positivamente e incentivar a pesquisa e a inovação em saúde no SUS em Goiás.

Isabela Melo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo