Secretário de Saúde debate sobre pós-pandemia no Centro de Estudos da Câmara dos Deputados

Ismael Alexandrino esteve em Brasília e pontuou aspectos sobre a saúde no evento sobre a retomada econômica e geração de emprego e renda no período após a crise sanitária do coronavírus. “Como sociedade, diante desta pandemia, é necessário nos reinventarmos", disse

O Estado de Goiás foi representado pelo secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, no debate sobre retomada econômica do Centro de Estudos e Debates Estratégicos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quinta-feira (08/07). O evento foi comandado pelo deputado goiano Francisco Jr. e contou com a participação do secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles.

Com transmissão ao vivo pelo Youtube, o encontro teve como objetivo principal definir o papel do Estado, da iniciativa privada e das organizações da sociedade civil nas estratégias e políticas de recuperação da economia e de geração de emprego e renda no pós-pandemia.

Em sua fala, Alexandrino ressaltou a importância da pauta. De acordo com o secretário, “nós precisamos encarar a saúde após a pandemia não como um problema, mas sim como uma solução”. Entretanto, ele pontuou que para isso, é preciso de diálogo com os setores produtivos. “Assim, encontraremos saídas que sejam equilibradas e sustentáveis”, reforçou. 

Sobre o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a crise sanitária, o secretário de Goiás destacou que “temos um SUS robusto, forte, sendo o maior avanço democrático dos últimos 40 anos”. Porém, Alexandrino observou que as ferramentas de gestão são burocráticas. "Na pandemia precisávamos dar respostas rápidas e os processos de compra eram morosos e lento”, disse.

Ismael considerou ainda que precisamos de ferramentas mais leves, criativas, pragmáticas e que sejam focadas em metas bem estabelecidas. “Como sociedade, diante desta pandemia, é necessário nos reinventarmos”, lembrou. Para finalizar, ele pontuou que “devemos vacinar a população e valorizar a ciência, mas sem perder de vista a sustentabilidade.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
Fotos: SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo