Secretário de Saúde confirma ao MP autorização para implantação de 10 leitos de UTI no Hutrin
Em reunião realizada no dia 15, o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, informou ao Ministério Público que foi autorizado o início da implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). Conforme explicado ao coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde do MP, Érico de Pina Cabral, essa sinalização vai permitir começar as adaptações físicas necessárias para instalação dos leitos, bem como a instrumentalização e aparelhagem.
O coordenador destaca que a implantação das UTIs no Hutrin vem sendo articulada pelo MP já há algum tempo – algumas reuniões sobre o tema foram feitas pelo CAO e pelo promotor da comarca, Delson Leone Júnior. A viabilização do projeto, ponderou Érico de Pina, vai contribuir para desafogar a demanda do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
No encontro, foram discutidas ainda outras questões da área de saúde, como o incremento no orçamento para a saúde mental, assunto que precisará de estudos. Também foi acertada a realização de uma audiência do MP com o governador para articular uma mobilização em Brasília visando uma solução definitiva para o serviço de hemodinâmica do Hospital das Clínicas (HC) da UFG, paralisado em razão da quebra de um equipamento (confira no Saiba Mais).
Outro tema abordado na reunião foi o projeto de instalação de um hospital oncológico em Aparecida de Goiânia. A ideia é que seja uma unidade federal, que funcionaria como uma extensão do HC, com 240 leitos e perfil de atuação em neurocirurgia, cabeça e pescoço, e hematologia, complementando o atendimento prestado pelo Hospital Araújo Jorge. O secretário esclareceu ao promotor que foi designada uma equipe técnica para elaborar a minuta desse projeto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO