Secretário apresenta balanço de gestão do 1º semestre no CES

Ismael Alexandrino expõe ações da SES para fortalecer a regulação de pacientes, a regionalização da saúde e a gestão das OSs

Nesta quarta-feira, 18, o Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES) promove a nona reunião do ano com seus conselheiros. O destaque do encontro é a apresentação, pelo titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, do balanço dos seis primeiros meses de sua gestão. A reunião ordinária ocorre mensalmente e busca debater temas de interesses do SUS com os membros que representam os usuários, prestadores de serviços, gestores e trabalhadores.

Alexandrino estará acompanhado da subsecretária, Luciana Vieira, e dos superintendentes, que explanarão também sobre o perfil assistencial dos hospitais estaduais e das organizações sociais (OSs) que assumiram a gestão de unidades de saúde do Estado. Pela manhã, houve reunião com membro das comissões técnicas de Políticas de Saúde, de Orçamento e Finanças, de Educação e Gestão do Trabalho na Saúde, entre outras. Elas apresentam as ações realizadas durante o ano e ainda discutem e alinham novas atividades.

Segundo o presidente do CES, Venerando Lemes, a reunião é importante para entender sobre as ações da SES-GO no primeiro semestre e buscar, por meio de propostas, contribuir com a atual gestão. “É fundamental esses esclarecimentos e debates para qualificar a saúde pública do Estado”, disse Lemes. Ele também destaca que a atual gestão tem demonstrando abertura ao diálogo e compromisso com alguns eixos que o conselho apoia, como a regionalização da saúde e o aprimoramento da regulação de pacientes.

Desde o início da gestão, Ismael Alexandrino tem enaltecido a importância do controle social no SUS. Ele esteve presente na posse da nova diretoria e ressaltou, na época, a importância do Conselho de Saúde para nortear as políticas públicas e fez questão de pontuar as bases de sua gestão, inspiradas nos princípios do SUS, buscando equidade, integralidade e universalidade, por meio da regionalização da saúde, que facilitará o acesso da população aos serviços, a estruturação da regulação e a busca da eficiência financeira e operacional dos contratos com as Organizações Sociais de Saúde.

Missão do CES

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão de instância máxima de deliberação do SUS no Estado. Tem como missão deliberar, fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. É vinculado à SES -GO e composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. É competência do conselho, entre outras, aprovar o orçamento da saúde, assim como acompanhar sua execução orçamentária. Também cabe ao CES a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Estadual de Saúde.

Thiago Lagares (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo