Secretaria se destaca na execução de cirurgias eletivas

Secretário Sérgio Vencio informa durante a CIB que já foram realizadas 40% das cirurgias eletivas em Goiás pelo Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas

Secretário Sérgio Vencio conduz sexta reunião da CIB, no auditório da Escola de Saúde de Goiás

O secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, destacou, na quinta-feira (24/08), o trabalho realizado pelo Estado no Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas.

“Já aumentamos, em relação ao mesmo período do ano passado, em 40% a execução das cirurgias e temos que manter isso. Estamos atualizando a fila novamente para não diminuir o que estamos fazendo com sucesso”, informou, ao conduzir a sexta reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no auditório da Escola de Saúde de Goiás.

A reunião ainda trouxe informações sobre saúde digital e cofinanciamento da atenção primária, com destaque para o painel de contrapartida, que a partir de setembro trará, como novidade, uma ferramenta que vai que auxiliar os gestores municipais no acompanhamento do desempenho de indicadores. Eles só podiam ter acesso a informações do quadrimestre, mas vão ter acesso e visão preliminar em tempo real, podendo assim acompanhar e corrigir eventuais problemas.

Outro assunto em destaque foi sobre o microplanejamento de ações e multivacinação para os municípios. O cronograma prevê várias ações e, para o mês de setembro, a realização de oficinas para formação de multiplicadores que vão para os municípios. O objetivo é ampliar as estratégicas de multivacinação.

Habilitações
Foram discutidas ainda, na CIB, a criação de um grupo de trabalho para execução e processamento do Plano Estadual de Cirurgias Eletivas em continuidade ao que vem sendo executado, e juntamente com os municípios, a implantação do Centro Especializado em Reabilitação no município de Jaraguá.

Também foram pactuadas habilitações referentes a unidades de alta complexidade em terapia nutricional enteral e parental e serviços de traumatologia e ortopedia no Hospital Estadual do Centro Norte Goiano (HCN) em Uruaçu e, ainda, habilitação do serviço de referência em doenças raras no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG).

Os 30 anos da CIB, completado em 8 de julho, foram lembrados na reunião da quinta-feira, uma vez que não houve sessão ordinária no mês passado. A CIB é a instância máxima das decisões do SUS no Estado, onde se faz negociação e pactuação entre os gestores municipais de assistência social.

Yara Galvão (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo