Secretaria debate saúde das mulheres e desigualdades de gênero

Temas fazem parte do Encontro Estadual de Políticas Sociais e Mulheres Trabalhadoras Rurais, que contou com participação da Gerência de Populações Específicas da SES

Bianca Lopes, da SES, fala sobre saúde da mulher e desigualdade de gênero, no encontro estadual

No segundo dia do Encontro Estadual de Políticas Sociais e Mulheres Trabalhadoras Rurais, nesta quinta-feira (30/03), representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) debateram as "Determinações sociais de saúde das mulheres e as desigualdades de gênero", com enfoque na assistência à saúde. O tema foi apresentado pela coordenadora de Saúde da População LGBTQIA+, Bianca Lopes Rosa.

“Precisamos garantir políticas específicas, porque não estamos no mesmo patamar na sociedade. O SUS é igual para todos, mas precisa oferecer condições específicas para quem, por exemplo, mora no campo e enfrenta dificuldade de distância para ter acesso à saúde”, reforçou Bianca, no encontro, realizado Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg).

Outro ponto importante abordado no evento foi sobre o cadastro de trabalhadores e trabalhadoras rurais no SUS, durante palestra ministrada pelo subcoordenador de Saúde da População do Cerrado, Campo, Floresta e Águas, Leonardo da Costa Vergara.

O encontro tem como proposta discutir temas como violência contra a mulher, LGBTfobia, racismo e outras violências que oprimem as mulheres e, ainda, as implicações desses temas para a saúde física e saúde mental.

A iniciativa também serve como preparação para a Marcha das Margaridas, conhecida como uma das mais importantes atividades dos movimentos de mulheres na América Latina, prevista para ocorrer em agosto.

Yara Galvão (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo