Saúde vai ajudar Educação a implantar Universidade Corporativa
A Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap/Sest-SUS) servirá de modelo para a criação da Universidade Corporativa Seduce, da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Nesta quarta-feira, 08 de junho, foi realizada reunião para a troca de experiências entre as duas instituições, quando a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, disponibilizou toda a equipe da Sest para a ajudar na implantação da nova escola de capacitação da rede de ensino público do Estado.
Como resultado da reunião ficou definida a criação de três comissões que serão responsáveis pela elaboração do projeto de criação da Universidade Corporativa. A primeira será responsável pela área tecnológica, a segunda pela área de ensino profissional e terceira pela formatação da estrutura legal da futura instituição de ensino. Segundo o superintendente de Acompanhamento de Programas Institucionais da Secretaria de Educação, Ralfh Rangel, a proposta da equipe da educação é melhorar a qualificação que já é oferecida para os servidores, nos moldes da Secretaria de Estado da Saúde.
Durante a reunião foi apresentado o histórico de criação e evolução da Escola de Saúde Pública, inclusive com a recente incorporação da gerência de pesquisa. Segundo a superintendente Irani Ribeiro, isso representou o fechamento do mix de ensino, serviço e pesquisa do sistema estadual de saúde. Ela também informou sobre as parcerias firmadas com as instituições mais respeitadas do país, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Fundação Osvaldo Cruz do Rio de Janeiro e de Brasília (Fiocruz), garantindo ainda mais qualidade à formação dos profissionais da área de saúde e tornando a Escola de Saúde Pública Cândido Santiago em referência para a região Centro-Oeste.
Com base nos dados apresentados, a Secretaria de Educação quer abreviar o processo de implantação da Universidade Corporativa. Como ponto de partida, Irani Ribeiro deu as primeiras orientações ao grupo de trabalho e marcou a próxima reunião para o dia 22 de junho, às 9 horas, quando serão apresentados os primeiros resultados alcançados pelas três comissões.