Saúde tem participação ativa com serviços no Goiás Social Mulher

No evento pelo Dia Internacional da Mulher aberto pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, secretário Rasível Santos destaca importância dos serviços para a saúde da mulher

Gracinha Caiado, Rasível Santos e demais autoridades na abertura do Goiás Social Mulher

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem participação ativa no Goiás Social Mulher. O evento, que comemora o Dia Internacional da Mulher com oferta de diversos serviços, foi aberto na manhã desta segunda-feira (04.03), na Praça Cívica, pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado. As ações prosseguem até sexta-feira (8 de março), das 8 horas às 17 horas. Em seu pronunciamento, a primeira-dama destacou que o Governo de Goiás desenvolve ações impactantes em benefício da população feminina, e acentuou que a SES-GO teve um avanço expressivo na atual gestão.

A solenidade de abertura contou com a participação do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos; da superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula Pereira dos Santos; da diretora-geral da Rede Estadual de Serviços de Hemoterapia, Denyse Silva Goulart; e de titulares e representantes de várias Secretarias. A SES-GO oferece ao público feminino diferentes ações na área da saúde, como auriculoterapia, homeopatia da dengue e práticas corporais chinesas que integram as Práticas Integrativas Complementares.

A SES-GO também realiza mamografias, aferição da pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C e distribui preservativos masculinos e femininos e autotestes HIV. A dona de casa Sandra Europeu da Silva, de 61 anos, foi uma das primeiras mulheres a ser beneficiada, nesta segunda-feira, com a realização de mamografia e do exame Papanicolau. Ela disse que considera muito importante a iniciativa. “Muitas vezes, as pessoas não têm condição de pagar pela mamografia. O trabalho desenvolvido aqui é muito bom”, assinalou.

Salvar vidas
Gracinha Caiado destacou, como avanços da SES-GO, o incremento de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e a regionalização da saúde. “Na atual gestão estadual, a quantidade de leitos de UTI passou de 200 para mais de mil. Hoje, as pessoas que moram no Entorno do Distrito Federal e no sudoeste do Estado, por exemplo, podem fazer o tratamento de saúde próximo de sua casa, sem necessidade de vir par Goiânia”, enfatizou.

O secretário Rasível Santos convidou as mulheres a participarem do Goiás Social Mulher e usufruírem dos serviços dedicados especialmente a elas durante toda a semana. “Estamos aqui para cuidar da saúde de vocês. Todas merecem esse cuidado”, sublinhou. A SES-GO, por meio do Hemocentro Coordenador, também está disponibilizando no Goiás Social Mulher a possibilidade de as pessoas fazerem a doação de sangue e de se inscreverem no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome). Essas duas ações podem ser efetivadas hoje e na sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Rasível Santos acentuou a importâncias de as mulheres participarem do evento e de fazerem a doação de sangue e de medula óssea. “Com a doação de sangue conseguimos salvar vidas e com a doação da medula óssea temos condições de salvar alguém que está precisando. O Goiás Social Mulher é um momento importante par pensarmos o que fazemos com os nossos privilégios. Poder ajudar uma pessoa é um grande privilégio”, acentuou.

Outros serviços
A secretaria também oferece outros serviços de saúde à população feminina em todo o Estado, como os programas de rastreamento de câncer de mama e colo de útero. Em 2023, foram realizados 181.990 exames de citologia e 68.645 de mamografia. No planejamento familiar ou reprodutivo, promove ações voltadas ao fortalecimento do direito sexuais e reprodutivos. Também em 2023, a pasta distribuiu 41,6 mil dispositivos intrauterino (DIU) e 523,2 mil medicamentos contraceptivos.

As mulheres são atendidas, inicialmente, em unidades básicas de saúde (UBS) e, se houver necessidade, são encaminhadas pelo Complexo Regulador Estadual (CRE) para receberem tratamento necessário em unidades especializadas. As Policlínicas Estaduais de Posse, Quirinópolis, Goianésia, Formosa, Cidade de Goiás e São Luís de Montes Belos também oferecem serviços ambulatoriais e exames de ginecologia e mastologia. Juntas, totalizaram, de 2023 até agora, 16.599 exames de mamografia e 6.164 citopatológicos.

No Projeto Goiás Todo Rosa, criado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a SES vai oferecer aconselhamento genético e testagem por sequenciamento genético, que identifica mutação genética precoce de câncer de mama e ovário primário. A detecção desses casos será feita também pelas policlínicas estaduais, em mulheres com casos de câncer na família.

Maria José Silva e Yara Galvão (texto) e Iron Braz (fotos) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo