Saúde recebe MS e OPAS para verificação das capacidades no enfrentamento às Emergências

Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis e coordenação do Centro de Informações Estratégica de Resposta e Vigilância em Saúde (CIEVS) receberão os técnicos, entre os dias 21 de novembro e 1 de dezembro.

Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis e coordenação do Centro de Informações Estratégica de Resposta e Vigilância em Saúde (CIEVS) receberão técnicos do MS e Opas

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebe equipes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) para verificação das capacidades básicas no enfrentamento às Emergências em Saúde Pública. Os técnicos serão recepcionados pela gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis e pela coordenação do Centro de Informações Estratégica de Resposta e Vigilância em Saúde (CIEVS) da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), entre os dias 21 de novembro e 1 de dezembro.

Já foram visitados, os CIEVS recém implantados das Regionais de Saúde Central (Goiânia), Sudoeste 2 (Jataí) e Sudoeste 1 (Rio verde). Os próximos a receberem as visitas serão: CIEVS Estratégico, do município de Rio Verde; CIEVS Regionais Centro-Sul (Aparecida de Goiânia) e Pirineus (Anápolis).

Estas unidades passam a integrar a Rede CIEVS Estadual composta por unidades de inteligência epidemiológica de detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata de potenciais emergências em saúde pública.

“Esta ação faz parte da estratégia de ampliação da Rede Cievs Estadual para às 18 Regiões de Saúde do Estado, que tem como objetivo promover a detecção, monitoramento e resposta oportuna às Emergências em Saúde Pública em Goiás, que visa a promoção e proteção da saúde da população”, explica a coordenadora do CIEVS Goiás, Érika Dantas.

Erika reforça a importância da ampliação da Rede e o apoio do MS em sua implementação e fortalecimento. “Atualmente, ampliamos nossa Rede de quatro para nove CIEVS, correspondendo a um aumento de 125% das unidades”, afirmou, acrescentando que até 2023, a meta é ter 23 unidades CIEVS implantadas no Estado. 

Rede CIEVS

A equipe do MS e OPAS em parceria com a SES-GO realiza as visitas às unidades a fim de conhecer o seu funcionamento. O objetivo é realizar o processo de verificação das capacidades básicas como: as ações de preparação, infraestrutura para atuação, além das ações de vigilância e resposta às emergências em saúde pública.

A equipe do MS e OPAS estão visitando os CIEVS municipais e regionais, em todo país, e ao final produzirão um relatório situacional das unidades verificadas que compõem a Rede CIEVS em território Nacional.

Patrícia Almeida (texto), Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo