Saúde realiza o quinto Encontro Estadual de Atenção Domiciliar em Goiás

O evento, marcado para a próxima segunda-feira (09/12), destacará a importância da assistência domiciliar na saúde pública do Estado

Equipes SAD realizam atendimento mais próximo dos pacientes

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), realiza na próxima segunda-feira (09/12), o quinto Encontro Estadual de Atenção Domiciliar em Goiás – Construindo Saberes. O evento, que ocorre no Auditório da Escola da Saúde do Estado, em Goiânia, irá abordar a importância da assistência domiciliar na saúde pública do Estado.

Nos últimos seis anos, Goiás teve um aumento significativo no número de municípios habilitados no programa federal ‘Melhor em Casa’, atingindo atualmente 70 municípios com 128 equipes dedicadas a oferecer atendimento humanizado no domicílio. O modelo de Atenção Domiciliar (SAD) permite que os pacientes recebam cuidados mais próximos do seu ambiente familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e reduzindo o risco de infecções. Quando necessário, pacientes são visitados semanalmente ou com maior frequência por equipes especializadas, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas ou assistentes sociais, que realizam avaliações individualizadas e atendem às necessidades específicas de cada caso.

“A comunicação entre os pontos da rede de saúde, como hospitais, UPAs e pronto-socorros, é fundamental para garantir a desospitalização e otimizar o uso da rede”, afirma Sebastiana Maria de Paulo Nunes, coordenadora da Atenção Domiciliar da SES. Ela ressalta a importância do projeto Desospitaliza Goiás II, que estabelece estratégias inovadoras para fortalecer os serviços de atenção domiciliar e intra-hospitalares.

O V Encontro será direcionado a profissionais da saúde e equipes multidisciplinares do Serviço de Atenção Domiciliar. Os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras com especialistas sobre assistência, cuidados paliativos e oficinas práticas relacionadas à assistência Ventilação Invasiva Domicilar (VMID), ventilação não invasiva (VNI), apneia do sono e oxigenoterapia domiciliar, Oxigenoterapia domiciliar e ainda poderão participar da roda de conversa para retirada de dúvidas e compartilhamento das experiências inovadoras das equipes em Goiás. Também haverá a entrega de certificados em reconhecimento ao trabalho destacado e à contribuição significativa para a saúde pública no Estado.

Serviço
O que: V Encontro Estadual de Atenção Domiciliar
Quando: 9 de dezembro (Segunda-Feira)
Horário: 7h às 18h
Local: Auditório da Escola da Saúde do Estado (Rua 26, 521, Jardim Santo Antônio, Goiânia)

Foto: Arquivo
Yara Galvão (texto) / Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo