Saúde participa de Operação Nordeste Solidário do Governo de Goiás

O plano de contingência, que já está em andamento, promove ações para as áreas de saúde, social, infraestrutura e outras frentes essenciais para evitar desastres, mitigar possíveis danos e garantir a segurança da população de municípios mais afetados pelas chuvas

Saúde participa de ações do Nordeste Solidario, levando medicamentos para municípios afetados

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) integra a “Operação Nordeste Solidário 2022” do governo de Goiás lançado nesta segunda-feira, 31, pelo Governador Ronaldo Caiado, e que beneficia 14 municípios com classificação de alto grau de risco no período chuvoso. O plano de contingência, que já está em andamento, promove ações para as áreas de saúde, social, infraestrutura e outras frentes essenciais para evitar desastres, mitigar possíveis danos e garantir a segurança da população.

“Pretendemos alcançar cem por cento dos municípios onde tivermos incidência maior de chuva, bem como inundações ou comprometimento e isolamento de comunidades, fazendo chegar alimentação, medicamentos e dando apoio às pessoas, caso seja necessário o deslocamento delas”, explicou o governador, ressaltando que a ação representa um governo de fato, pois antecipa a solução de problemas já previstos.

O secretário da SES-GO, Sandro Rodrigues, explicou que a participação da pasta é extremamente importante para garantir o bem-estar dos moradores de áreas de alto grau de risco no período chuvoso. “Há condições de saúde que são importantíssimas, a começar pela água que as pessoas bebem, então vamos distribuir hipoclorito de sódio que purifica a água para consumo humano; além disso, trabalhamos para manter a disponibilização de medicamentos para pessoas que tem problemas crônicos ou agudos, em decorrência dessa situação”, explicou.

 Ações da saúde
A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa/SES-GO) realizou vacinações e capacitações de técnicos em saúde no Nordeste Goiano. 

As capacitações foram sobre o processo de vacinação da rotina e de campanhas, sobre doenças exantemáticas e investigação de surtos, e nas áreas de HIV/AIDS, sífilis, chagas, leishmaniose, tuberculose e hanseníase. Também foi feita a distribuição de medicamentos para esses agravos no período que antecedem as chuvas.

A vigilância em saúde ambiental e do trabalhador realizou, no período de janeiro a março de 2022, capacitação de 114 técnicos de equipes dos municípios e apoio técnico para realizarem coleta de amostra de água para análise laboratorial; análise de campo da qualidade da água para consumo humano nos municípios; distribuição e utilização pela população de hipoclorito de sódio para purificação da água para consumo humano.

Também foram realizadas ações de controle químico, com a utilização de inseticidas para combate ao Aedes aegypti; e visitas domiciliares para identificação e eliminação de criadouros de Aedes aegypti.

A Gerência de Assistência Farmacêutica fornecerá hipoclorito para tratamento da água e medicamentos básicos. A gerência também solicitou ao Ministério da Saúde, kits de insumos e medicamentos para situação de desastres. 

A Superintendência de Atenção Integral a Saúde (SAIS) colaborará no referenciando da rede assistencial, caso seja necessária a utilização das unidades estaduais de saúde. 

A Gerência de Atenção Primária articula juntamente com a SUVISA, uma reunião com os 14 municípios do Nordeste goiano, para organizar uma capacitação para os agentes comunitários de saúde. O treinamento será sobre o rastreamento e busca ativa dos pacientes que apresentam alguma doença causada pelo alagamento.

Municípios
Neste ano, o plano de contingência abrange 14 municípios classificados com alto grau de risco, a maioria no Nordeste de Goiás. São eles: Cavalcante, Nova Roma, Alto Paraíso, São João D’Aliança, Água Fria de Goiás, Niquelândia, Mimoso de Goiás, Formosa, Uruaçu, Hidrolina, São Luiz do Norte, Pilar de Goiás, Teresina de Goiás e Itapaci.

Além da SES-GO, a iniciativa conta com 16 pastas do Governo de Goiás atuando de forma integrada. Entre elas estão as forças de segurança pública e de salvamento comandadas pela Defesa Civil Estadual; o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG); a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra); a Saneago; a Agência Goiana de Habitação (Agehab); a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), além das secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Seds); Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Educação (Seduc), e Esporte e Lazer (Seel).

Patrícia Almeida/Comunicação Setorial (texto) / Iron Braz (fotos)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo