Saúde: o que abre e fecha durante o feriado prolongado da Proclamação da República  

A maioria das unidades do Governo de Goiás vai manter o funcionamento no dia 14, mesmo com o ponto facultativo nas repartições estaduais decretado pelo Executivo

Hecad é uma das unidades com funcionamento alterado no feriado, mas com atendimento na urgência e emergência

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), informa que os atendimentos nos hospitais estaduais aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão horários alterados, nesta segunda-feira (14/11), devido ao ponto facultativo, e na terça-feira (15/11), em função do feriado nacional da Proclamação da República. 

As unidades, em geral, vão funcionar na segunda-feira, interrompendo alguns serviços apenas na terça-feira, retomando a normalidade de todos os serviços, nos horários convencionais, na quarta-feira (16/11). As unidades estaduais do interior, também em geral, não vão emendar o feriado.    

Em Goiânia, o Hospital Estadual de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) terá os serviços de urgência e emergência funcionando normalmente, em regime de plantão, na terça-feira. Os setores administrativos funcionam na segunda-feira e voltam a funcionar na quarta-feira. 

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) não vai oferecer atendimento ambulatorial na terça-feira, mas serão mantidos os atendimentos 24 horas no pronto-socorro, enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). No dia 14, os serviços estarão disponíveis normalmente.   

No Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) funcionará normalmente, tanto na segunda como na terça-feira. No Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), os atendimentos ambulatoriais serão suspensos no dia 15, mas a Casa de Apoio e Núcleo de Internação funciona normalmente, seguindo o fluxo de recebimento de pacientes via regulação estadual.  

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) não oferecerá atendimento ambulatorial de consultas e terapias na terça-feira, mas funciona normalmente na segunda-feira. O atendimento ao paciente internado será mantido sem interrupção. As atividades voltam à normalidade na quarta-feira.   

O atendimento de urgência e emergência nos Hospitais Estaduais e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) e da Mulher (Hemu) será mantido tanto na segunda como na terça-feira. Já os setores administrativos estarão fechados, voltando a funcionar no dia 16, a partir das 7 horas. O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) funcionará normalmente na segunda-feira, mas estará fechado na terça-feira. O retorno será na quarta-feira, a partir das 8h.   

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) manterá em funcionamento, no dia 15, o ambulatório de curativos, residência assistencial/UCP e atendimento domiciliar. Os demais serviços voltam a ser oferecidos no dia 16, das 7h às 19h.   

No Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), o Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) não oferecerá atendimento na segunda e terça-feira, o qual será retomado na quarta-feira, a partir das 7 horas. Permanece normal, durante o feriado, o atendimento dos pacientes internados e regulados para a unidade, bem como a realização das cirurgias de urgência e transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos. 

Grande Goiânia e interior
Devido ao feriado municipal de Emancipação de Aparecida de Goiânia, celebrado no dia 14, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), na Região Metropolitana de Goiânia, terá os atendimentos de emergência funcionando em regime de plantão na segunda e terça-feira.  Os atendimentos ambulatoriais previamente agendados serão realizados nesses dias, com exceção do ambulatório de escleroterapia. Os setores administrativos retornam na quarta-feira (16/11), às 8h.   

No Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Prof. Jamil Issy não funcionarão os setores administrativos e de atendimento ambulatorial na segunda e terça-feira. As atividades de internação, Centro de Atenção Psicossociol (Caps), Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) e demandas de emergência seguem com funcionamento 24 horas.   

Os Hospitais Estaduais de Jaraguá (Heja), Itumbiara (HEI), Luziânia (HEL) e São Luís de Montes Belos (HESLMB) vão ter apenas os serviços de urgência e emergência em regime de plantão na terça-feira. Os Hospitais Estaduais de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), de Formosa (HEF) e do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, funcionarão normalmente, exceto a parte administrativa. Na segunda-feira, essas três unidades terão atendimento normal.   

Nos Hospitais Estaduais Ernestina Lopes Jaime (Heelj), em Pirenópolis; de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana); e de Santa Helena de Goiás (Herso), os atendimentos de emergência e ambulatoriais funcionarão normalmente na segunda e terça-feira. Os setores administrativos retomam os serviços na quarta-feira. O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) não terá atendimento ambulatorial, mas o funcionamento do pronto-socorro permanece normal. 

As Policlínicas Estaduais de São Luís de Montes Belos e Goiás não vão funcionar na terça-feira, voltando à normalidade na quarta-feira. Já as Policlínicas Estaduais de Posse, Quirinópolis, Formosa e Goianésia vão manter apenas o serviço de hemodiálise na terça-feira, retomando as atividades em sua normalidade na quarta-feira. 

Banco de sangue
Na segunda-feira, todas as unidades da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) funcionarão normalmente, das 8h às 18h. Na terça-feira, o atendimento será suspenso, sendo retomada na quarta-feira. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org. 

O atendimento na emergência do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) será normal nos dias 14 e 15, exceto as áreas administrativas. O banco de sangue funcionará normalmente, na segunda-feira, fechando na terça-feira. 

A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, para atender os casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone de plantão para os profissionais de saúde acionarem a equipe é o 3201-2200. 

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) também funcionará, em regime de plantão, 24 horas durante o feriado. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa, aos profissionais de saúde e ao público em geral, orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

Isabela Melo/Comunicação Setorial

Foto: arquivo SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo