Saúde nas Escolas fala sobre a importância da vacinação

 Equipes do PSE vão conferir como está a caderneta de imunização dos alunos e falar sobre a importância da Campanha Nacional contra Influenza, que começa em 10 de abril

Durante esta semana, de 8 a 12 de abril, os estudantes dos municípios goianos realizarão atividades relacionadas à importância da imunização. O assunto é o tema da “Semana Saúde na Escola 2019”, realizada  pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e com as secretarias municipais de Saúde e de Educação. O evento conta com o apoio dos Ministérios da Saúde e da Educação.

A coordenadora da Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Ana Maria Passos Soares, explica que o tema está alinhado com a prioridade de fortalecer a vigilância para aumentar a cobertura vacinal no país. Durante a semana, as equipes de saúde e educação trabalharão juntas para informar e desenvolver ações de prevenção à saúde envolvendo os estudantes, professores, pais e funcionários.

Além de apresentar o que são as vacinas, para que servem e a importância delas para a saúde, as atividades sensibilizam a comunidade sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. Também será trabalhada a importância da vigilância em saúde por todo o ano. Cabe a cada município definir quais estratégias serão abordadas no território.

“No Programa Saúde na Escola encontramos uma grande oportunidade para estabelecer parcerias e garantir que crianças, adolescentes e jovens estejam realmente protegidos, fazendo com que também as famílias participem de orientações quanto à necessidade de manter atualizada a situação vacinal”, afirma Ana Maria.  Segundo ela, deverão ser realizadas várias estratégias e atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação, como por exemplo: verificação da situação vacinal; atividades lúdicas e atividades de educação em saúde abordando o tema e envolvendo a comunidade.

Saúde na Escola

Em Goiás, todos os 246 municípios aderiram ao Programa em 2019. Dentre as 2.634 escolas pactuadas, 2.083 foram as chamadas escolas prioritárias, que são todas as creches públicas e conveniadas dos municípios, as escolas do campo, as escolas com alunos em medida socioeducativas e também aquelas que têm pelo menos 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Criado em 2007, o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação. Desde 2012, quando foi instituída, a semana já abordou alimentação saudável, combate ao Aedes aegypti, práticas corporais e saúde ocular. O investimento anual do Governo Federal no último ciclo do PSE foi de R$ 89 milhões. Mais de 95% dos municípios brasileiros aderiram ao Programa. As ações envolvem um universo de 22 milhões de estudantes de 91.659 escolas e todas as equipes da atenção básica do SUS.

Maria Vitória, da Comunicação Setorial 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo