Saúde na Praça, do HGG, realiza mais de 150 atendimentos em uma manhã

Ação preventiva ao câncer de colorretal, que tem em 27 de março o dia nacional de combate à doença, reúne equipe multiprofissional da unidade de saúde

Dois dos atendimentos realizados durante a manhã do Saúde na Praça, do HGG

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promoveu mais uma edição do projeto Saúde na Praça, na quinta-feira (23/03). A ação fez um alerta para a prevenção do câncer colorretal, que tem o dia nacional de combate à doença no dia 27 de março, e  realizou 157 atendimentos, com profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, farmácia e médicos.

Os serviços estiveram disponíveis, durante toda a manhã, na Praça Abrão Rassi, em frente a unidade de saúde do Governo de Goiás. Luís Carlos da Silva, 73 anos, é natural de Jaguariúna, no interior de São Paulo, está em Goiânia a passeio e aproveitou a oportunidade para dar uma conferida na saúde.

"Ontem, eu estava indo fazer uma corrida e vi a montagem da tenda. Então eu perguntei o que era, e hoje voltei aqui, para ser atendido. A minha pressão está ótima, excelente. A minha cidade também faz algumas ações como essas, às vezes", lembrou.

"E eu acho que todos os municípios e Estados deveriam aderir à essa iniciativa, porque pode ajudar a prevenir várias doenças, e isso é muito bom e importante. Vocês estão de parabéns. Já tive dois infartos e um AVC, mas estou firme, correndo maratonas ainda, porque eu cuido da minha saúde", contou.

Movimento na tenda
Osmira Machado de Oliveira, 65 anos, estava indo para uma sessão de fisioterapia no HGG, quando viu o movimento na tenda e resolveu parar. Essa foi a sua segunda participação no projeto.

"Eu já vi o movimento aqui, na tenda, várias vezes, mas hoje foi a segunda vez que parei para ser atendida. Eu aproveitei para ver se está tudo ok. Já aferi a minha pressão e medi a glicose, e está tudo bem. Eu até já divulguei para outras pessoas virem participar também, porque acho esse projeto muito interessante", revelou.

A médica gastroenterologista do HGG Daniela Medeiros Milhomem Cardoso esteve presente na ação e realizou diversas orientações para a população. A especialista destacou a importância da realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

"Com o diagnóstico precoce, é possível tratar os pacientes com menos danos. O câncer de colorretal é um tumor muito frequente, que causa cerca de 20 mil mortes no Brasil por ano. Apesar de ser uma doença que pode causar a morte, ela pode ser prevenida e evitada. Por isso, é extremamente importante ter os cuidados e realizar os exames preventivos", aconselhou.

Ana Luiza Carvalho (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo