Saúde na Praça bate recorde de público, com mais de 350 atendimentos

Ao longo das cinco horas de evento, dessa vez alusivo Dia Mundial do Diabetes, são ofertados serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações com profissionais de saúde

Ao longo de cinco horas, 353 pessoas foram atendidas gratuitamente no Saúde na Praça

Focado em conscientizar a população sobre o autocuidado em relação ao diabetes e a prevenção de suas complicações, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promoveu, na terça-feira (14/11), mais uma edição do Saúde na Praça, alusivo ao Dia Mundial do Diabetes. Ao longo das cinco horas de evento, 353 pessoas foram atendidas gratuitamente na tenda. A ação bateu o recorde de atendimento e contou com cobertura ampla da imprensa.

Durante a ação, foram ofertados serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, endocrinologistas e psicólogos. Além disso, em parceria com a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), foram oferecidas consultas, exames e orientações sobre o exame do fundo de olho.

Neiva Bento de Souza, de 79 anos, conta que soube da ação pela TV Record e decidiu participar para saber mais sobre o diabetes e como se prevenir. Além disso, achou a ação de extrema importância para ampliar o acesso à informação. “Tem muitas pessoas que não têm acesso a esses serviços e orientações, então precisamos de mais ações como essa.”, destacou.

Marilene Araújo Macedo, de 55 anos, também viu a divulgação do projeto nas redes sociais pela TV e destacou que o evento foi ótimo para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. “Eu acho muito importante, porque precisamos nos cuidar, praticar exercícios físicos e também cuidar da alimentação.”

Segundo o chefe do serviço de endocrinologia do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) do HGG, Nelson Rassi, o diabetes é uma doença de alta prevalência e por isso a importância da conscientizar a população. “Aqui o público recebeu orientações sobre o que é a doença, como tratar, os cuidados com a alimentação, a importância da atividade física e os cuidados com o coração, rins e pés", enumerou.

Referência
O HGG é referência no atendimento de pacientes com diabetes. A unidade de saúde dispõe do Cead, inaugurado em junho de 2018, oferecendo acompanhamento multidisciplinar com propósito de evitar complicações decorrentes do diabetes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017, com ações organizadas pela equipe médica da unidade. O objetivo é promover ações de conscientização, prevenções de doenças e orientações para a melhora da qualidade de vida da população. Todos os serviços oferecidos pelo projeto são gratuitos.

Mariana Rodrigues (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo