Saúde leva informação e lazer aos catadores de material reciclável

Iniciativa contemplou integrantes da Cooperativa de Reciclagem de Lixo do Jardim Conquista com palestras, atividades preventivas e corte de cabelo, barba e sobrancelha

A dura rotina dos catadores de material reciclável que atuam na Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Cooprec), no Jardim Conquista, em Goiânia, cedeu espaço nesta quarta-feira, 19, a atividades de saúde e de bem-estar. Equipes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás (Cerest), realizaram no local uma ação do projeto Pró-Catador. A iniciativa, recomendada pelo Ministério da Saúde (MS), visa oportunizar a atualização do conhecimento sobre saúde e promover o resgate da autoestima nesta parcela da população.

A Cooprec é composta por 23 trabalhadores. Destes, cerca de 80% são mulheres. A presidente da cooperativa, Nair Rodrigues Vieira, explica que a entidade tem um convênio com a Prefeitura de Goiânia. Os integrantes da cooperativa recebem material coletado pelo Município, fazem o recolhimento em residências e a separação de uma série de produtos aptos a serem reutilizados, entre os quais papelão, plástico, alumínio, material ferroso e até mesmo pneus.  A rotina, conforme conta Nair Vieira, é exaustiva. Em função disso, muitas cooperadas não têm tempo de cuidar de si próprias.

A ação contou com a realização de palestras sobre os temas Saúde do Homem e Saúde da Mulher e as Infecções Sexualmente Transmissíveis ministradas pelo urologista e médico do trabalho Paulo César Ribeiro Júnior, lotado no Cerest Estadual, e pela ginecologista Giovanna Auad Tela Oliveira, do Centro de Informação Toxicológica (CIT) da SES-GO. Também foram realizadas atividades preventivas, como aferição da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue.

A Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador e o Cerest Estadual também firmaram parceria com o Salão Le Touche para a realização de atividades como corte de cabelo, barba e sobrancelhas. A coordenadora do Cerest Estadual, Huilma Cardoso, assinala que iniciativas como esta são importantes porque resgatam a autoestima dos trabalhadores. Ela informa que esta foi a 9ª edição do projeto Pró-Catador. A ação, conforme diz, é realizada uma vez por mês, em cooperativas de material reciclável diferentes, com o propósito de abranger toda a categoria.

Para a presidente da Cooprec, o projeto é muito bem-vindo. “Tivemos uma manhã maravilhosa, com uma equipe forte nos brindando com informações e atividades prazerosas”, destaca. Ela acentua que a catadora de papel, em função do trabalho e dos afazeres domésticos, tem dificuldades em ter acesso a estes serviços. O mesmo acontece com os homens que não hesitaram em fazer a barba durante a ação. A próxima edição do projeto Pró-Catador está agendada para o dia 25 de julho.

Maria José Silva, da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo