Saúde lança Projeto Praça Cultural “Césio 137 – 37 anos”

A mostra itinerante de telas de pintura feitas por 38 artistas goianos, rememora o maior acidente radiológico registrado até hoje, em todo o mundo, e traz uma mensagem de resiliência, superação e esperança

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio do Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados Leide das Neves (CARA), lança, às 14h, do dia 17 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto itinerante “Praça Cultural Césio 137 – 37 anos”, com mostra de obras da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), identidade visual de Marcelo Marostica, e apresentação de espetáculo de dança dos bailarinos da Escola do Futuro Basileu França.

“Contamos com a participação de 38 artistas plásticos, além de artistas cênicos, poetas e fotógrafos que elaboraram obras inspiradas na temática do Césio-137, proporcionando uma reflexão sobre o acidente 37 anos após o ocorrido”, salienta a diretora geral do CARA, Glauciene Esteves.

De acordo com o presidente da AGAV, Pedro Galvão, a iniciativa busca promover um encontro entre a arte, o conhecimento popular e a memória imaterial do acidente, por meio da exposição de telas, poesia e fotografias. “O trabalho expressa um sentimento de inclusão e de reconhecimento da comunidade dos radioacidentados, por meio de exposição itinerante que circulará por diversos espaços públicos e institucionais da cidade, permitindo ampla difusão do conteúdo artístico e histórico do projeto”, avalia.

Passadas quase quatro décadas do acidente, há muitas pessoas que desconhecem esse fato que impactou não só Goiânia, mas todo o mundo. “Por isso é importante alcançarmos diferentes públicos e reforçar a conscientização sobre o acidente e seus aprendizados”, reitera Glauciene.

No dia 30 setembro, às 15h, será promovida, na Alego, uma sessão solene em homenagem aos servidores da saúde que prestam assistência aos radioacidentados, proposta pelo Deputado Bruno Peixoto.

CARA
O Cara é uma unidade multidisciplinar ambulatorial da SES, vinculada a Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais). O Cara foi criado em 2011 pelas Leis nº 17.257 e nº17.430, para assumir as competências da extinta Superintendência Leide das Neves (Suleide), monitorando e atuando na promoção da saúde, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças dos radioacidentados. A unidade gerencia, coordena e produz informações científicas, resguarda a memória histórica do acidente além de manter intercâmbio com instituições afins. É referência no monitoramento epidemiológico, informação e estudos sobre exposição à radiação ionizante.

Serviço
Assunto: Lançamento do projeto itinerante “Praça Cultural Césio 137 – 37 anos”, com amostra de quadros artísticos e apresentação de espetáculo de dança dos bailarinos da Escola do Futuro Basileu França
Quando: 17 de setembro, às 14h
Onde: Hall de entrada da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo