Saúde garante mais de 3 mil atendimentos em 2 dias do “Governo Junto de Você”

Mais de 3 mil atendimentos já foram oferecidos à população de Goiânia e Região Metropolitana, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na 65ª edição do “Governo Junto de Você”, iniciado na segunda-feira, 24, na Praça Cívica. O evento, que reúne diversos órgãos do Governo de Goiás, segue até sexta-feira, 29. Em seus estandes, a SES oferece consultas oftalmológicas e encaminhamentos para mais de 3,5 mil cirurgias de catarata e pterígio (membrana que cresce no canto dos olhos). Essas cirurgias serão realizadas por meio de parceria, articulada pela SES, entre o Governo de Goiás e a Fundação Banco de Olhos.

Outros atendimentos realizados no estande da SES na Praça Cívica são testes de glicemia, vacinação, prevenção de acidentes com animais peçonhentos, orientação nutricional, aferição de pressão, oferta das gotas homeopáticas a pacientes com dengue e orientações sobre prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A enfermeira Adriane Pereira, de 41 anos, atua na aferição da pressão arterial e diz que de, cem atendimentos realizados pela manhã, cinco receberam diagnósticos ou de glicemia alta ou hipertensão. “Essas pessoas não sabiam que estavam com os testes alterados. Nosso trabalho é muito importante, porque alertamos quem é atendido para que as doenças não se agravem e sejam tratadas preventivamente”, diz.

Gilda Brandão, 65, auxiliar administrativa, agradece pela atenção recebida. “Descobri que preciso cuidar da minha alimentação e buscar tratamento com cardiologista. Minha glicemia está alta e preciso me cuidar. Eu quero parabenizar esse serviço porque é gratuito e eficaz”, diz.

Dengue

Em outro estande da SES, as orientações sobre dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti atrai, em especial, as crianças. Elas ficam encantadas com as maquetes e estações montadas por profissionais de Educação em Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES, que mostram as várias fases de crescimento das larvas. “Eu aprendi aqui que não se pode deixar água parada na minha casa, e devo tomar cuidado com pneus e garrafas, que podem acumular água”, diz A.R., de 7 anos, no estande, que oferece ainda gotas homeopáticas que amenizam sintomas da dengue.

Gotinhas contra a Dengue

“Já atendemos mais de 120 pessoas pela manhã”, contabiliza o servidor público Cássio Gomides, 37, sobre a procura de pessoas curiosas sobre o efeito do produto manipulado pelo Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), outro ação da SES na Praça Cívica. O composto é feito com plantas medicinais, fósforo e crotalus horridusch (nanopartículas de veneno de cobra), entre outros itens. Goiás é pioneiro no País na realização do projeto em âmbito estadual, pois disponibiliza o composto a todas as secretarias municipais de saúde.

Também são oferecidos no estande – gratuitamente e com receita – medicamentos como Atenalol, Proganalol, Analopril, Ranitidina, além de antibióticos e antiinflamatórios.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo