Saúde expõe avanços em TI a representantes de outras pastas do Estado

Entre os programas expostos em evento da Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria Geral de Governo de Goiás, destacam-se os inéditos Imuniza Goiás, o Caren e o Portal Expresso

Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital, Luiselena apresenta sistemas da SES

A equipe da Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Sutis/SES-GO) apresentou os projetos de tecnologia desenvolvidos na pasta a representantes de todas as instituições do Estado. O grupo, coordenado pela superintendente Luiselena Luna Esmeraldo, participou na manhã dessa terça-feira (30/01), da Reunião de Governança de TI Estadual.

O encontro, promovido pela TI da Secretaria Geral de Governo de Goiás, teve o objetivo de proporcionar aos participantes o conhecimento e o compartilhamento de informações sobre os projetos e programas efetivados nas áreas de TI em todo o serviço público estadual. 

Luiselena Esmeraldo acentuou que os projetos desenvolvidos na SES-GO são pioneiros na área da saúde no País. Ela citou como exemplos de ineditismo o Programa Imuniza Goiás, os serviços ao cidadão inscritos na plataforma Expresso e o Projeto Inteligência Artificial contra a Mortalidade Infantil (Caren).

As exposições dos avanços e dos programas desenvolvidos pela SES-GO foram feitas pela superintendente e por componentes da equipe. Luiselena Esmeraldo destacou o empenho de todos para o pleno funcionamento e êxito das iniciativas. 

Coberturas vacinais
O Programa Imuniza Goiás foi criado em 2022 com o objetivo de facilitar a identificação de crianças não vacinadas até os 2 anos. Essa identificação é feita com detalhes como número de telefone, nome da criança, nome da mãe e endereço. Em pouco mais de um ano, o programa já chegou aos 236 municípios do Estado.

O desenvolvimento da estratégia tem possibilita a elevação das coberturas vacinais. A Gerência de Imunização da SES-GO, responsável por executar o programa, espera sensibilizar os gestores dos dez municípios restantes a aderirem a ferramenta para assegurar a busca abrangente de crianças não-vacinadas. 

O Portal Expresso possibilita ao cidadão o acesso mais rápido e menos burocrático a importantes serviços, entre os quais o Boletim do Paciente, com informações sobre o estado de saúde de pacientes internados em unidades da rede estadual; a abertura e renovação de processos no Centro Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa e a emissão de alvará de Vigilância Sanitária.

Já o Projeto Inteligência Artificial contra a Mortalidade Infantil (Caren) utiliza tecnologias de ciência de dados para mensurar a atenção requerida no cuidado de cada recém-nascido internado, permitindo o aperfeiçoamento do uso de recursos humanos com base na prioridade do atendimento. 

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo