Saúde estadual instala gabinete para prevenção e combate à dengue em Anápolis

Estratégias de combate ao mosquito transmissor da doença e outras arboviroses, como zika e chikungunya, serão discutidas entre município e Estado, com objetivo de reduzir o número de casos

Secretário Rasível dos Reis e demais autoridades na instalação do gabinete em Anápolis

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), deu mais um importante passo para a prevenção e combate ostensivo às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em especial a dengue. Na quinta-feira (01/02), o secretário estadual da Saúde, Rasível dos Reis, instalou o Gabinete Goiás contra a Dengue em Anápolis, município que integra a Regional de Saúde Pirineus.

A reunião para a instalação do gabinete foi realizada na sede da prefeitura, com a presença também do prefeito Roberto Naves, da secretária municipal da Saúde, Elinner Rosa, e de gestores da SES-GO. O objetivo dos gabinetes instalados pelo Estado é avaliar a situação epidemiológica de cada município, planejar e definir as ações a serem executadas para a prevenção e tratamento das arboviroses.

Anápolis é o segundo município a receber a equipe da Saúde estadual. “Viemos oferecer apoio do Estado ao município para que esse combate seja adequado. Percebemos que a cidade está preparada e organizada, com expansão do horário de funcionamento da atenção primária. Tanto na questão da vigilância estão trabalhando também quanto no manejo clínico e isso fará toda a diferença”, pontua o secretário.

Mais de 1,9 mil casos
Conforme os dados da SES-GO, a incidência de dengue em Anápolis é de 397 por 100 mil habitantes. Neste ano foram notificados 1.984 casos de dengue no município. Elinner Rosa destacou a importância do apoio da pasta no trabalho de prevenção e combate ao mosquito. 

“É uma questão que a sociedade precisa entender da importância de cuidar da casa, com relação à água parada, e o apoio da Secretaria do Estado reforça essa compreensão num momento que o município está com uma incidência grande de dengue.”

O secretário Rasível dos Reis ressaltou também a importância de as Unidades Básicas (UBSs) e de Pronto Atendimento de Saúde (UPAs) e hospitais estarem preparados para atender os casos de dengue e evitar mortes. Ele acentuou que é imprescindível, por exemplo, as unidades básicas disponibilizarem água em locais estratégicos para a hidratação do paciente, o que evita o agravamento dos sintomas.

91 municípios
O primeiro Gabinete Goiás contra a Dengue foi instalado em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, no dia (19/01). Rasível dos Reis também se reuniu de forma virtual com representantes dos 91 municípios considerados prioritários, onde o número de casos de dengue atingiu o limite aceitável em proporção à quantidade de habitantes. Nessas reuniões, ele apontou a necessidade de estruturação dos gabinetes nas secretarias, hospitais e nas UPAs.

O secretário lembra que SES-GO se preocupa em atualizar os médicos e enfermeiros sobre o manejo clínico para o tratamento das doenças transmitidas pelo Aedes. Também nessa quinta-feira, foi feita a capacitação virtual Manejo Hospitalar para os Casos de Arboviroses, ministrado pelo médico infectologista Luiz Felipe Silveira Sales.

O secretário também conclamou profissionais e gestores de Anápolis a orientar a população sobre a necessidade da limpeza regular dos quintais das residências, com a retirada de todo e qualquer objeto que acumula água, para a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.

Yara Galvão e Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo