Saúde estadual acolhe novos profissionais do “Mais Médicos”

“Esperamos que vocês se apaixonem pela atenção básica de saúde”. Esse foi o recado que a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde de Goiás da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Evanilde Fernandes, passou aos médicos em reunião de acolhimento do Programa Mais Médicos, nesta segunda-feira (17/12), no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago. Ao todo são 202 vagas oferecidas para o estado pelo Ministério da Saúde, e que as autoridades de saúde esperam que sejam preenchidas até o fim de dezembro.

Segundo Evanilde Fernandes, o grande desafio do momento para o Sistema Único de Saúde é levar o profissional médico aos territórios brasileiros onde vivem os cidadãos que esperam por atendimento de saúde de qualidade. “Esperamos que a população tenha acesso aos serviços com qualidade e resolutividade para evitar a sobrecarga das assistências de média e alta complexidade”, disse a superintendente.

Para tanto, Evanilde destacou o programa Planificação da Atenção à Saúde – Mais Saúde para Goiás, que propõe a implantação de protocolos de atendimento para os usuários do SUS. Desde 2015, conforme disse a superintendente, esse programa qualificou cerca de 16 mil profissionais, do mais simples ao mais graduado, nos 246 municípios goianos. Neste período, foram realizadas seis oficinas teóricas para a capacitação dos profissionais. Além disso, a fase prática do programa, que prevê a reorganização completa da unidade, foi efetivada em 128 municípios.

A superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Rafaela Veronezi, também deu boas vindas aos profissionais do Programa Mais Médicos e colocou estrutura da Escola de Saúde Pública e o Centro de Pesquisa à disposição para realização de qualificações e atividades de pesquisas científicas. Rafaela Veronezi também falou das ações de educação permanente para a melhoria dos processos de trabalho no âmbito do sistema público de saúde.

A médica Michelly Prado, selecionada pelo programa para atuar no município de Cavalcante avaliou que a especialização em saúde da família será um diferencial em sua carreira. É a mesma opinião da médica Deidiane Andrade, que vai trabalhar em Vila Boa. “Além de prestar atendimento à população será possível aprender muito com a experiência”, destacou.

O Programa

O Mais Médicos é parte de um amplo esforço do Governo Federal, estados e municípios para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo