Saúde e Educação debatem Transtorno do Espectro Autista em Luziânia

Ação da SES-GO e do município do Entorno do DF visa sensibilizar sobre inclusão e cuidados, em alusão ao mês de conscientização sobre o tema, o Abril Azul

Ação sobre TEA em Luziânia teve também brincadeiras, presentes e até bolo temático

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Regional de Saúde Entorno Sul, promoveu um Café Temático para conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.

O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município, comemora o mês de conscientização sobre esse tema, o Abril Azul. O objetivo foi informar a população sobre o TEA e sua importância para inclusão e aceitação social. 

Segundo Glenio Magrini, coordenador regional de unidade de saúde, a iniciativa foi motivada pela existência da escola Professor Belim, referência no ensino especial para alunos com autismo em Luziânia.

“Assim nasceu a ideia de convidar os alunos para esse momento,  abordando o assunto e realizando promoção de saúde, tanto para os colaboradores da saúde dentro da regional quanto também para os professores da instituição de ensino e, claro, com a presença dos alunos”, disse Glenio.

Durante o evento, foram apresentadas informações sobre os sintomas e características do transtorno, bem como estratégias para a promoção do desenvolvimento e inclusão das pessoas com TEA. Contou ainda com diversas brincadeiras com os alunos, como pula-pula, e entrega de mimos, como lanche e guloseimas e pipoca, pastas com caderno, lápis de cor, canetinha e estojo.

A iniciativa demonstra o compromisso das instituições com a promoção da saúde e da inclusão social. A participação dos alunos também destacou a importância da educação na promoção da conscientização e do respeito à diversidade.

“Realizar e incentivar ações como essa, que promovam de fato a inclusão, são medidas essenciais para garantir o acesso ao serviço tanto na saúde quanto na educação, pois trabalhar a educação junto com saúde é fazer uma promoção muito mais ampla para essas pessoas”, disse o Glenio.

Luana Avelar/Comunicação Setorial 

Foto: Glenio Magrini

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo