Saúde destaca importância dos enfermeiros, desafios e conquistas da profissão

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída nos anos 40

A Secretaria de Estado da Saúde em Goiás (SES-GO) destaca a importância do profissional de enfermagem na data dedicada para homenagear esses profissionais.  Além da assistência ao paciente, o enfermeiro atua em diferentes frentes, em ações sistematizadas, visando à assistência ao ser humano, em todos os ambientes públicos. 

Em cada ponta da saúde pública, a figura do profissional da enfermagem é de extrema necessidade. Afinal, é de sua responsabilidade prestar os primeiros atendimentos aos pacientes recém-chegados a unidades de assistência, realizar exames preliminares, cuidar da higiene dos pacientes, além de gerir os medicamentos prescritos e acompanhar o quadro geral dos internados.

História

A profissão de enfermagem tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência de quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, nome que representa um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. 

No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

O cuidado profissional de enfermagem, valoriza-se com as capacitações técnicas, com foco em suprir necessidades, driblando dificuldades e enfrentando novos desafios.  Nas superintendências da SES, vários destes profissionais de destacam e dão depoimentos sobre superação e realização.

Exemplos de dedicação

Atuando na Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas (Susmep), a enfermeira Fabíola Rosa Santos, que é  subcoordenadora de Atenção à Saúde da População Negra, trabalha com população quilombola,  povos de terreiro e de população de religião de  matriz africana. Ela vê a área com grandes desafios: "Para manter a  permanência dessa população, o Estado se empenha em realizar a aplicação de políticas e temos lutado pra que isso aconteça. Em termos de realização pessoal,  pensamos na profissão em si, além da remuneração. Em primeiro lugar está a preocupação com o dever junto ao ser humano."

A gerente de Vigilância Epidemiológica de Agravos não Transmissíveis e Promoção de Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Magna Maria de Carvalho, lembra que a enfermagem é a arte do cuidar. "O enfermeiro cuida da saúde das pessoas, contribui para promover e recuperar a saúde delas. E no caso do enfermeiro que atua na área de Vigilância em Saúde,  ele trabalha analisando a situação de saúde das pessoas e das populações".  Formada há quase 35 anos, Magna diz ser grata pela profissão e por fazer parte da história da Saúde Publica no Estado de Goiás.

Já a gerente de Regulação Ambulatorial da Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, Suzana Cristina Xavier, que é enfermeira Obstetra pela UFG, afirma que a regulação do Estado de Goiás reconhece a importância da enfermagem no desenvolvimento dos processos de Regulação do Acesso. “Como profissionais que amam cuidar de gente, os enfermeiros trazem humanidade e excelência para os serviços prestados pela regulação estadual", enfatiza

Atuando como superintendente de Atenção Integral à Saúde, Danielle Jaques Modesto, resume a profissão na responsabilidade do cuidado,  visando às múltiplas dimensões do ser humano e que durante a formação, o enfermeiro se torna capacitado para trabalhar nos mais diversos níveis de atenção em saúde.  "O enfermeiro é extremamente capacitado para atender e trabalhar com questões desde os níveis mais simples até os níveis mais complexos do cuidado em saúde da população. A enfermagem representa a maioria dos profissionais da saúde ".

Essas são algumas das profissionais de enfermagem que colaboram para promover à saúde e levar dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado. A SES-GO parabeniza todas as enfermeiras e enfermeiros por esse dia. 

Texto: Yara Galvão/ Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo