Saúde de Goiás vai implantar Gestão por Processos

Saúde de Goiás vai implantar Gestão por ProcessosServidores da pasta participaram nesta quinta-feira do II Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública

Em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) vai implantar um novo projeto em sua administração: a gestão por processos. O trabalho será coordenado pela Gerência de Planejamento da Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças da SES e terá a parceria da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan).

O gerente de Planejamento da SES, Edilberto Alexandre Machado, explica que o projeto pretende resolver o problema da estrutura informal não definida de coordenações e subcoordenações e o desconhecimento de atividades e processos, que acabam gerando retrabalhos e desperdícios para a secretaria. “Com o desenvolvimento da gestão por processos, nosso objetivo é reduzir, melhorar e até transformar atividades e processos já realizados, otimizando assim o cumprimento do trabalho, das estratégias e metas do órgão”, ressalta o gerente.

Cada gerência da SES-GO terá um coordenador de gestão, que será responsável pelo projeto dentro do seu departamento. Como parte da implantação da gestão por processos na Secretaria da Saúde, nesta quinta-feira (30 de março), um grupo de servidores da pasta participou do II Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública. O evento aconteceu simultaneamente ao Fórum de Secretários de Estado da Administração (Consad), realizado em Goiânia. O seminário foi uma iniciativa da (Segplan), em parceria com o Consad, com o tema “Como entregar melhores produtos e serviços em tempo de crise, por meio da gestão eficiente dos processos de negócios”.

O II Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública contou com cinco palestras: “Como fazer mais e melhor mesmo em tempo de crise por meio da gestão eficiente dos processos”, por Nivaldo Morais (professor da UFG); “Promovendo a transformação organizacional por meio do alinhamento entre estratégia e operação”, por Marcelo Lima (gerente de Escritório de Processos da Segplan); “Inteligência analítica, transformando dados em decisões”, por Rafael Scucuglia (professor da Febracorp Lilve University); “Transformação digital e melhoria de processos, casos e decisões”, com Maurício Bitencourt (professor de especialização em Gestão por Processos de Negócios da Universidade de Santa Maria); e, por fim, a palestra “Entregando valor ao cidadão por meio da automatização de processos – ações integradas de processo e projeto”, feita por Gustavo Tomás (gerente de Tecnologia da Informação do Detran-GO).

*com informações da Segplan

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo