Saúde de Goiás e Santa Catarina compartilham experiências

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está compartilhando experiências exitosas com Santa Catarina. Na manhã desta sexta-feira, 28, técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa-Go) reuniram-se com profissionais do Estado do Sul para conhecer com maior profundidade dois sistemas de informação relacionados à fiscalização de Vigilância Sanitária desenvolvidos e implantados naquele Estado.

A parceria entre a Saúde de Goiás e de Santa Catarina teve início em julho do ano passado, quando uma comitiva daquele Estado visitou o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) Zilda Arns Neumann. Instalado na sede da SES-GO, o Conecta SUS tem a missão de reunir, tratar e disponibilizar as informações, o monitoramento e a análise dos indicadores de saúde e socioeconômico dos 246 municípios goianos, envolvendo as áreas administrativa, financeira e de planejamento da SES-GO.

O grupo catarinense ficou tão impressionado com a estruturação e o desempenho do Conecta SUS que decidiu implantar um centro semelhante na Saúde daquele Estado. Como contrapartida, apresentou aos técnicos da SES-GO os dois sistemas inovadores na área de Vigilância Sanitária. A superintendente da Suvisa Maria Cecília Martins Brito destaca que o sistema implantado em Santa Catarina voltado à fiscalização na área de vigilância sanitária não leva em consideração apenas o risco à saúde de determinado serviço ou produto, mas também o benefício por ele proporcionado.

“Estes novos sistemas proporcionam uma grande mudança de atitude e otimizam os trabalhos na área da Vigilância Sanitária”, enfatiza a superintendente. Ela explica que na prática tais sistemas classificam os serviços sobre os seus riscos e benefícios. Tal fato permite ação diferente para quem tem alto risco e alto benefício e para quem tem baixo risco e alto benefício, por exemplo. “Além de otimizar o nosso trabalho, os novos sistemas reduzem nossa demanda através de estratégias como auto inspeção, auto declaração para serviços que são de baixo risco e auto benefício”, destaca Maria Cecília.

Os profissionais da Suvisa também apresentaram aos técnicos dois sistemas desenvolvidos pela SES-GO. Um deles refere-se à pactuação com todo o território estadual e o outro é um sistema de informação que monitora a execução do planejamento e orçamento. A comitiva catarinense é composta por Raquel Bittencourt, entre outros técnicos daquele Estado. Também estiveram presentes profissionais de Santos (SP) e Salvador (BA).

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