Saúde de Goiás atua nas demandas da população LGBTQIA+

Unidades de saúde de referência para a população LGBTQIA+  e capacitação de profissionais do SUS em Goiás,  são ações da política de Equidade, implementadas pela SES-GO

O dia 28 de junho é celebrado em todo o mundo como o Dia Internacional do Orgulho LGBTI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e pessoas Intersexo). A data, também conhecida como Dia do Orgulho Gay, visa conscientizar a população sobre a importância do combate ao preconceito para a estruturação de uma sociedade igualitária, plural e livre, independente da Identidade de gênero e sexualidade. 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) é sensível às demandas dessa parcela significativa da população goiana. Na estrutura da SES-GO, na Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas, por meio da Gerência de Cuidados a População Específicas, a Subcoordenação de Atenção à Saúde da População LGBT, desenvolve ações voltadas ao atendimento integral, em diferentes regiões do estado, para gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e pessoas intersexo. 

A subcoordenadora de Atenção à Saúde da População LGBT, Bianca Lopes Rosa, informa que a equipe da subcoordenação tem desenvolvido ações no sentido de fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Desde 2021, foram capacitados cerca de 600 profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, porta de entrada da RAS, com oficinas temáticas, videoconferências, e assessoramento técnico  quanto as especificidades em saúde dessa população, de forma a combater o preconceito institucional, fomentado pela discriminação relacionada à orientação sexual e à identidade de gênero desse recorte populacional. 

A subcoordenação de Atenção à Saúde da População LGBT também monitora a Rede de Ambulatórios do Processo Transexualizador Regionalizados em Goiás, responsável pela realização de cuidados especializados na assistência em saúde das pessoas travestis e transexuais no processo de afirmação de gênero, compreendido nas modalidades ambulatorial e hospitalar. 

Unidades especializadas
Atualmente, conforme destaca Bianca Lopes Rosa, estão em pleno funcionamento o Serviço Especializado do Processo Transexualizador do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) totalmente financiado pela SES-GO e o Ambulatório do Processo Transexualizador Regionalizado (NABS), de Itumbiara, com co-financiamento da SES-GO. 

No HGG são realizados o acompanhamento psicossocial e clínico pré e pós cirúrgico e cirurgias por equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por médico ginecologista, urologista, cirurgião plástico, psiquiatra e psicólogo para as pessoas que desejam algum tipo de cirurgia de alteração das características corporais secundárias.

O serviço do Processo Transexualizador Regionalizado de Itumbiara, responsável pelo atendimento na Região Sul do Estado, desenvolve assistência na modalidade ambulatorial de acompanhamento psicossocial com ênfase na saúde mental e ainda, clínico, para hormonização, realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar. 

Bianca Lopes Rosa adianta que está em processo de adesão e estruturação os Ambulatórios do Processo Transexualizador de Senador Canedo (Região Centro Sul), de Uruaçu (Região Serra da Mesa), e de Formosa (Região Entorno Norte) com co-financiamento da SES, pactuados na Comissão Intergestores Bipartite de Goiás CIB-GO . “Com o funcionamento de todas essas unidades regionalizadas, visamos assegurar o atendimento especializado a essas pessoas no território próximo de seus domicílios, garantindo-lhes o acesso pleno à saúde e à cidadania como direito constituído”, pontua a subcoordenadora.

Maria José Silva – Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo