Saúde completa ciclo de oficinas sobre influenza para profissionais do Estado

Cerca de 400 médicos e enfermeiros de todo o Estado recebem orientações do protocolo de tratamento da doença respiratória entre outros temas

Profissionais da saúde durante uma das oficinas para a assistência clínica da influenza

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio das Superintendências de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais) e de Vigilância em Saúde (Suvisa), realizou uma série de oficinas sobre influenza para enfermeiros e médicos de todo o Estado, durante os meses de abril e maio. Ao todo, cerca de 400 profissionais participaram das capacitações, em formato presencial e on-line.

O trabalho, que é realizado regularmente, foi intensificado devido ao aumento de casos e óbitos pela influenza confirmados neste ano antes mesmo do período considerado crítico para a doença, que é em maio e junho. Até momento, o Estado registra 314 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza, com 31 óbitos confirmados, dos quais a maior por influenza B (38/71%).

O protocolo de tratamento da doença, avaliação clínica, classificação de risco, manejo do paciente e uso de medicação para casos mais graves foram alguns dos temas das oficinas, realizadas nas macrorregionais de saúde com palestras da pediatra Samanta Teixeira Furtado, da Coordenação de Doenças Imunopreveníveis e Respiratórias da Suvisa, com apoio de outros médicos da rede de saúde do Estado.

A palestra sobre influenza está disponível no link: https://youtu.be/DwdqQq5uMQI

Yara Galvão (texto e foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo