Saúde capacita municípios em doenças transmitidas por vetores

Curso atualiza profissionais de todo o Estado que atuam nas áreas de vigilância epidemiológica, vigilância entomológica e diagnóstico laboratorial de doença de Chagas, leishmanioses e febre maculosa

A capacitação conta com palestras teóricas e aulas práticas e foi destinada aos profissionais que integram a Regional de Saúde Central

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está concluindo o processo de capacitação dos profissionais das Secretarias Municipais de Saúde de todo o Estado sobre vigilância epidemiológica, vigilância entomológica e diagnóstico laboratorial de doença de Chagas, leishmanioses (tegumentar e visceral) e febre maculosa. Nesta semana, entre os dias 28 e 30 de março, foi realizada a capacitação sobre esses temas para os profissionais dos municípios que integram a Regional de Saúde Central.

A capacitação é executada por equipes da Coordenação de Zoonoses e do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros, ambos ligados à Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO. A técnica responsável pelo programa de Leishmaniose Visceral e Febre Maculosa, Larissa Araújo Leal Reis, informa que já foram capacitadas equipes de 17 Regionais de Saúde. O ciclo de atualização profissional, conforme disse, será concluído entre os dias 24 e 26 de abril, com a realização do curso para os servidores que atuam nos municípios da Regional de Saúde Pireneus.

Larissa Araújo informa que a capacitação conta com palestras teóricas e aulas práticas tanto sobre coleta e identificação de vetores de importância médica quanto de diagnóstico laboratorial para realização de testes rápidos de leishmaniose visceral Humana e Canina. Além disso, os profissionais também obtiveram informações sobre como deve ser feita a coleta e o envio de material para o Lacen. Ela destacou que para realizar o curso, a SES-GO firmou parceria com a Escola de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e com a Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

A doença de Chagas e as leishmanioses são enfermidades que atingem, principalmente, as populações consideradas vulneráveis. Larissa Araújo aponta a importância do diagnóstico preciso e oportuno para que haja oferta de tratamento o mais rápido possível, o que evita casos graves e mortes. A febre maculosa é uma doença causada por bactérias que, se não tratada precocemente, também pode levar ao óbito rapidamente.

Todas essas doenças são transmitidas por vetores (triatomíneos, flebótomos e carrapatos).  Na avaliação da técnica, a realização do curso é de grande relevância para que os profissionais fiquem vigilantes e tenham informações suficientes para as tomadas de decisões na parte do diagnóstico, das ações entomológicas, vigilância e tratamento. 

Foto: SES
texto: Maria José

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo