Saúde avalia implantação de unidade oncológica em Aparecida

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está analisando a possibilidade de implantar uma unidade oncológica em Aparecida de Goiânia para atendimento da população local e dos municípios pactuados.  Na manhã desta segunda-feira, 22 de janeiro, o secretário em exercício, Deusdedith Vaz, reuniu-se com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, com o secretário da Saúde do município, Edgar Tollini, e com o diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Fernando Machado, para discutir o assunto.

A solicitação para a estruturação de uma unidade oncológica em Aparecida de Goiânia foi feita pela pelo prefeito à SES-GO no ano passado. Desde então, foi realizada uma série de reuniões para avaliar tecnicamente a questão. Neste último encontro, a SES-GO apresentou o plano de necessidades fundamentado nos dados epidemiológicos do Estado. Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida apresentou os dados epidemiológicos dos municípios que compõem a região.

“Há a convergência de entendimento sobre a necessidade de expansão da rede oncológica no Estado”, ponderou Deusdedith Vaz. Ele adiantou que as informações coletadas até agora vão subsidiar a implantação do projeto arquitetônico para instalação da unidade. Existe a perspectiva de este centro de atendimento ser estruturado no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), com a mudança do perfil da unidade e a efetivação de algumas adequações na estrutura do hospital. Esta possibilidade, enfatiza Deusdedith Vaz, só vai ser concretizada a partir do funcionamento pleno do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia, que deve acolher grande parte da demanda do Huapa.   

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo