Saúde atualiza número de casos de sarampo em Goiás

Estado adota medidas contra a doença e executa um plano de contingência da doença no território goiano

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) atualizou nesta quinta-feira, 26, o boletim epidemiológico de sarampo no Estado. Ao todo já foram notificados 115 casos suspeitos da doença. Destes, 70 foram descartados e 41 seguem em investigação. Quatro  casos foram confirmados, sendo um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia. Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria executa um plano de contingência da doença no território goiano.

Em 2019 as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde  – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras.

 Vacina

Em relação à vacina contra sarampo, o Estado de Goiás recebeu 150 mil doses na última semana. A distribuição para as 18 regionais de saúde teve início na segunda-feira, 23. Ao longo desta semana todos os municípios do Estado já terão recebido mais doses.

Nos próximos dois meses, uma Campanha Nacional de Vacinação contra a o Sarampo será realizada de forma seletiva e em duas etapas. De 7 a 25 de outubro, o foco da campanha são as crianças de seis meses a menores de 5 anos. O dia D – dia de mobilização nacional – será realizado em 19 de outubro. A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, tem o foco na população de 20 a 29 anos. O dia D ocorrerá em 30 de novembro.

No Brasil, a responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que trata da vacinação dos cidadãos, é compartilhada entre o Governo Federal (por meio do Ministério da Saúde), os Estados e os Municípios, por meio das respectivas Secretarias de Saúde. O responsável pela produção ou compra e distribuição das vacinas utilizadas no PNI para todos os Estados do País é o Ministério da Saúde. Os Estados, ao receberem as doses do Ministério da Saúde, se encarregam de distribuir proporcionalmente as vacinas pelos municípios. Por fim, as prefeituras se encarregam de vacinar a população nos postos de saúde. O objetivo é uma atuação conjunta para que a população fique protegida contra doenças.

Capacitações

A SES-GO realizou capacitações das ações de imunização na rotina e para a campanha de vacinação contra o Sarampo com trabalhadores das 18 regionais de saúde do Estado e também com os municípios. Esses treinamentos foram presenciais e por meio da Gerência de Informações Estratégicas em Saúde – Conecta SUS.

Clique aqui para acessar o “Informe Sarampo”.

Pedro Ferreira, da Comunicação Setorial 

Foto: Cristine Rochol

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo