Saúde apoia Operação Férias do Corpo de Bombeiros

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoia as ações da 44ª Operação Férias – Turista Seguro 2018, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. O lançamento acontece na manhã desta sexta-feira, 29, no 1º Batalhão da corporação, próximo ao Parque Mutirama, em Goiânia.

O principal da Operação Férias é prevenir situações de riscos nos pontos de banho e nas práticas desportivas náuticas nos principais polos turísticos de Goiás, além de desenvolver ações preventivas e operacionais. Os trabalhos serão realizados entre os dias 29 de junho e 31 de julho, e tem como público-alvo toda a população que dos municípios do Rio Araguaia e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, além de turistas e estudantes que viajam em grande nesse período de férias.

Ao todo, serão mais de 1 milhão de pessoas atendidas pelos serviços, que incluem, entre outros, workshops e palestras com informações preventivas contra afogamento nos rios, lagos e cachoeiras. A “44ª Operação Férias – Turista Seguro” busca proteger a vida, valorizando o lazer responsável.

Os 350 homens do Corpo de Bombeiros, posicionados em nove postos de atuação, irão oferecer orientações ainda sobre primeiros-socorros e cuidados com a saúde, para evitar doenças transmissíveis, entre elas, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o superintendente executivo da SES, Deusdedith Vaz – que representou o secretário Leonardo Vilela no lançamento da 44ª Operação Férias – esse trabalho conjunto é fundamental nesta época de muito lazer, quando aumentam os riscos à saúde. “A função da SES é trabalhar na prevenção e promoção da saúde; com esse objetivo, atuamos em parceria com o Corpo de Bombeiros, reduzindo risco e prevenindo doenças”, afirmou.

Goiás contra o Aedes

É também no combate à dengue, por meio da Força-Tarefa Goiás contra o Aedes, que a SES e o Corpo de Bombeiros atuam em outra parceria. A operação, deflagrada no início de 2016, permitiu que todos os imóveis de Goiás – cerca de 3 milhões – fossem visitados mais de sete vezes por ano, com apoio das prefeituras, dos agentes de Saúde e membros da sociedade civil.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo