Sarau do HGG completa 7 anos com programação especial

Apresentações de celebração serão realizadas semanalmente durante todo o mês de agosto na unidade do Governo de Goiás


O Sarau do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG completa 7 anos neste mês de agosto. Todas as quintas-feiras, desde a sua criação, o projeto tem o objetivo de atenuar as dores e acalentar os pacientes com apresentações musicais. O Sarau foi o primeiro e é o maior projeto de humanização da unidade do Governo de Goiás, em que as apresentações são realizadas voluntariamente por artistas convidados. Até o mês de comemoração do seu aniversário, foram realizadas 318 apresentações, com a participação de 1.593 artistas, e cerca de 470 horas de músicas para os pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital.
 
Para o aniversário de 7 anos, a comemoração será um pouco diferente e com ações realizadas semanalmente. A programação deste ano contará com o Sarau Virtual, com a cantora Carina Duarte, no dia 6. Os vídeos estarão disponíveis nos smatphones dos pacientes e TVs do Centro de Terapia Intensiva (CTI). No dia 13, o motorista de ambulância da unidade Paulo Silva fará uma apresentação itinerante de música gospel. 

No dia 20, os músicos Elen Lara e Damom Farias farão uma seresta ao ritmo da MPB para os pacientes, colaboradores e acompanhantes, no estacionamento da unidade.  Para encerrar o mês de comemorações, no dia 27 de agosto, a musicista Suzana Fialho fará uma apresentação voz e piano, no hall do hospital, em homenagem aos trabalhadores do HGG.

Segurança 
Devido à pandemia da Covid-19, os saraus estão sendo realizados de forma virtual, desde abril,  com os artistas enviando vídeos, que são transmitidos para os smartphones dos pacientes, TVs do CTI e sistema de som do Hospital. Toda essa ação visa garantir a segurança e saúde dos usuários e também dos colaboradores do HGG.
 
Além de um projeto de humanização, o Sarau funciona também como terapia. Uma pesquisa de mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG) comprovou que os pacientes que participam de projetos de humanização da unidade apresentam redução dos sintomas de ansiedade e depressão decorrentes do processo de hospitalização. 

Além disso, 100% dos pacientes que participaram da pesquisa avaliaram as atividades como boa ou ótima e, após a participação, relatam sensação de bem-estar e alegria, o que contribui com o tratamento e, consequentemente, melhora da doença, comprovando o slogan do projeto: "Porque nada é imune à música. Nem mesmo a dor."
 
Sobre o Sarau
Oficialmente lançado em 5 de agosto de 2013, o Sarau foi o primeiro projeto de humanização implantado na unidade. Em seu sétimo ano, já se consolidou como um projeto que une o incentivo à cultura, o estímulo à produção musical regional e a promoção do bem-estar por meio da música.
 

SERVIÇO
Sarau do HGG – 7 anos
Data: 6 a 27 de agosto

 

Flávia Rocha (texto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo