ROMARIA 2017 – Cuidado com as doenças respiratórias

Mais de 30% dos atendimentos no período da festa envolvem pacientes com inflamação nas vias áreas

As doenças respiratórias são uma das principais preocupações neste período do ano, quando o clima é frio e seco. E com a chegada da Romaria do Divino Pai Eterno, que começa no próximo dia 23 de junho, a necessidade prevenir essas doenças aumenta ainda mais para quem pretende visitar Trindade.

No ano passado, o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), realizou cerca de 2500 procedimentos, destes, 30% envolveram pacientes com inflamação das vias aéreas superiores. Entre as doenças mais comuns registradas estão a asma e a bronquite. O diretor-geral do Hutrin, Daniel Cabriny, afirma que é preciso tomar importantes cuidados durante a peregrinação.

Cabriny dá algumas orientações para os romeiros, como, por exemplo, a hidratação da mucosa nasal. É preciso beber, pelo menos, seis copos de água por dia. Os carreiros que fazem o percurso até Trindade por estrada de chão, à pé e de carros de boi, devem se proteger da poeira com uma máscara ou um tecido para cobrir o rosto. Durante a noite, ande bem agasalhado para se proteger do frio e evite bebidas geladas.

CUIDADOS

· Cobrir o rosto com máscara ou pano para se proteger da poeira;

· Andar bem agasalhado;

· Beber bastante água;

· Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz, preferencialmente com lenço de papel descartável.

· Lavar as mãos várias vezes por dia, com água e sabonete, especialmente se estiver ou passar por locais públicos. Se não tiver como lavar, higienizar com álcool em gel.

· Se apresentar febre acompanhada de sintomas como tosse, dor de garganta, procurar um serviço de saúde.

· Alimentar-se bem, com muitas frutas e verduras e ingestão de líquidos.

· Para mães com bebê: manter a amamentação com leite materno nos primeiros meses de vida, como alimentação exclusiva.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo